Forjamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FORJAMENTO A QUENTE

As Variações estruturais devido ao trabalho a quente proporcionam um aumento na ductilidade e na tenacidade, comparado ao estado fundido. Geralmente, a estrutura e propriedades dos metais trabalhados a quente não são tão uniformes ao longo da seção reta como nos metais trabalhados a frio e recozidos, já que a deformação é sempre maior nas camadas superficiais. O metalpossuirá grãos recristalizados de menor tamanho nesta região. Como o interior do produto estará submetido a temperaturas mais elevadas por um período de tempo maior durante o resfriamento do que as superfícies externas, pode ocorrer crescimento de grão no interior de peças de grandes dimensões, que resfriam vagarosamente a partir da temperatura de trabalho.
A maioria das operações de trabalho a quenteé executada em múltiplos passes ou estágios; em geral, nos passes intermediários a temperatura é mantida bem acima do limite inferior do trabalho a quente para se tirar vantagem da redução na tensão de escoamento, embora com o risco de um crescimento de grão.
Como, porém, deseja-se usualmente um produto com tamanho de grão pequeno, a temperatura dos últimos passes (temperatura de acabamento) ébem próxima do limite inferior e a quantidade de deformação é relativamente grande. Pequenos tamanhos de grãos darão origem a peças com melhores resistências e tenacidade.
Para se obter peças forjadas com boa qualidade, o processo precisa ser completado a uma temperatura definida para cada tipo de material.
Isso fica visível se o forjamento for realizado a temperaturas abaixo das estabelecidas,conforme tabela, pois o material pode ficar encruado e a peça sujeita a fissuramento. O encruamento pode ser eliminado por recozimento, mas as fissuras não.



Na conformação a quente deve-se tomar cuidado com as quedas de temperatura, não deixando ultrapassar o limite inferior da tabela 01.
Esta queda de temperatura pode ocorrer devido ao esfriamento da peça em contato com o ar (radiação) ea transmissão de calor da peça para a ferramenta fria. Sendo que os fatores de influem na transmissão do calor são tempo de contato peça-ferramenta e a superfície da peça.
Durante a conformação ocorre também um aquecimento da peça devido à energia de deformação, porém menos importante do que as perdas acima mencionadas.
Somente em casos de aços de alta liga, submetido à elevada conformação, épossível que este aquecimento se sobreponha ao esfriamento.

 VANTAGENS

 Menor energia requerida para deformar o metal, já que a tensão de escoamento decresce com o aumento da temperatura;
 Aumento da capacidade do material para escoar sem se romper (ductilidade);
 Homogeneização química das estruturas brutas de são em virtude da rápida difusão atômica interna;
 Eliminação de bolhas eporos por caldeamento;
 Eliminação e refino da granulação grosseira e colunar do material fundido, proporcionado grãos menores, recristalizados e equiaxiais;
 Aumento da tenacidade e ductilidade do material trabalhado em relação ao bruto de fusão.

 DESVANTAGENS

 Necessidade de equipamentos especiais (fornos, manipuladores, etc.) e gasto de energia para aquecimento das peças;
 Reaçõesdo metal com a atmosfera do forno, levando a perdas de material por oxidação e outros problemas relacionados (Ex: No caso dos aços, ocorre também descarbonetação superficial; metais reativos como titânio fica severamente fragilizado pelo oxigênio e tem de ser trabalhado em atmosfera inerte ou protegido do ar por uma barreira adequada);
 Formação de óxidos, prejudiciais para o acabamentosuperficial;
 Desgaste das ferramentas é maior e a lubrificação é difícil;
 Necessidade de grandes tolerâncias dimensionais por causa de expansão e contração térmica;
 Estrutura e propriedades do produto resultam menor uniformidade do que em caso de trabalho a frio seguido de recozimento, pois a deformação sempre maior nas camadas superficiais produz nas mesmas uma granulação recristalizada...
tracking img