Forjamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------2

Forjamento ------------------------------------------------------------------------------------3

Laminação --------------------------------------------------------------------------------7

Trefilação ---------------------------------------------------------------------------------------11

Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------13

Bibliografia -------------------------------------------------------------------------------------14




























Introdução



Neste trabalho irei falar sobre três tipos de processos de fabricação, que são oprocesso por forjamento, por laminação e por trefilação, onde irei falar e explicar como funciona e o que significa cada um destes processos.












































Forjamento:


O forjamento é um processo de conformação mecânica, realizado por martelamento ou prensagem, que resulta em uma mudança permanente nas dimensões finais e nascaracterísticas metalúrgicas de uma peça. O forjamento por martelamento produz deformação principalmente nas camadas superficiais, enquanto na prensagem atinge camadas mais profundas e, a deformação resultante é mais regular do que a do martelamento.

Ele geralmente usado para se obter produtos com alta resistência mecânica porque refina a estrutura metalúrgica do metal e dependendo do tipo deprocesso adotado no forjamento, pode-se gerar mínima perda de material e uma boa precisão dimensional, onde, a maioria das operações de forjamento é executada a quente, mas uma grande variedade de peças pequenas, tais como parafusos, pinos, porcas, engrenagens, pinhões, etc., são produzidas por forjamento a frio.




➢ Métodos de Forjamento


As operações de forjamento são realizadasa quente, em temperaturas superiores às de recristalização do metal. É importante que a peça seja aquecida uniformemente e em temperatura adequada. Esse aquecimento é feito em fornos de tamanhos e formatos variados, relacionados ao tipo de metal usado e de peças a serem produzidas e vão desde os fornos de câmara simples até os fornos com controle específico de atmosfera e temperatura, além disso,recentemente materiais metálicos estão sendo aquecidos por indução para serem forjados, onde o aquecimento é muito mais rápido e as alterações estruturais do metal, muito mais violentas, exigindo um cuidado no uso deste aquecimento muito maior. Alguns metais não-ferrosos podem ser forjados a frio.

• Forjamento por martelamento:

O forjamento por martelamento é feito aplicando-sepancadas (golpes ou batidas) rápidas e sucessivas no metal, aplicando pressão sobre a peças no momento em que existe o contato do martelo de forja e a peça metálica. Por sua vez, esta pressão é absorvida pelo metal que se deformando muito rapidamente.
 
No forjamento por martelamento são usados martelos de forja que aplicam golpes rápidos e sucessivos ao metal por meio de uma massa que varia de poucosquilos a várias toneladas, que cai de uma altura que varia de alguns centímetros a alguns metros. Este processo haje sobre as camadas mais externas do material, podendo ou não gerar pontos de tensão, que se não forem controlados podem gerar falhas.

Quando as peças metálicas são forjadas procura-se alterar principalmente as propriedades de elasticidade e de plasticidade do metal.



•Forjamento por prensamento:

 
No forjamento por prensagem o metal recebe uma força de compressão em baixa velocidade, diferente do processo anterior, e a pressão atinge seu grau máximo antes de ser retirada, de modo que até as camadas mais profundas da estrutura do material são atingidas, conformando-se mais homogeneamente e melhorando ainda as características metalúrgicas.
 
São usadas...
tracking img