Folha de pagamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS













CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
















CRICIÚMA, 29 NOVEMBRO DE 2011.





INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado refere-sede forma exemplificada sobre a contabilização da folha de pagamento, seus respectivos encargos recolhidos, os benefícios que elatraz para o trabalhador, e as despesas que ela apresenta para o empregador, como é feita essa contabilização na contabilidade, entre outros, com o objetivo de buscar o conhecimento sobre o assunto, pois esse conhecimento é muito importante na área contábil porque todo contador tem que saber fazer a contabilização da folha de pagamento.CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO


A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária.
A empresa é obrigada a preparar a folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os empregados á seu serviço.
Da folha de pagamento origina-se o recibo de pagamento, que indica os dados que constaram da folharelativamente a cada um dos empregados e a estes é entregue.
A folha de pagamento é um documento elaborado pelas Empresas e Entidades onde neste se levantam as remunerações dos colaboradores, descontos permitidos por lei, adicionado ao salário família se houver.
Na folha de pagamento, além dos salários dos funcionários, constam também outros valores, tais como: férias, 13º salário, INSS e IRRFdescontados dos salários, aviso prévio, valor do desconto relativo ao vale-transporte e às refeições e ainda o valor do FGTS incidente sobre os salários.
Normalmente os salários são pagos até o 5º dia útil do mês seguinte ao de referência, exceto os casos em que os acordos ou convenções coletivas estabelecem prazos menores. No entanto, a contabilização da folha de pagamento de salários deveser efetuada observando-se o regime de competência, ou seja, os salários devem ser contabilizados no mês a que se referem ainda que o seu pagamento seja efetuado no mês seguinte.

No caso do valor relativo às férias e ao 13º salário, a empresa deve apropriar estes valores mensalmente em obediência ao regime de competência, efetuando a provisão para o pagamento dessas verbas. Se a empresanão faz a provisão, esses valores serão apropriados como custo ou despesa por ocasião do respectivo pagamento.

Tal cômputo ao seu final tem como resultado o valor líquido da Folha de pagamento que se adiciona as chamadas obrigações tais como Contribuição de Previdência parte patronal, FGTS, provisão de férias, Provisão de 13º salário dentre outros que incorrem no período. As verbasrescisórias das rescisões contratuais
devem constar também na folha de pagamento. Todos os proventos, descontos e os encargos incidentes sobre estes, devem estar registrados através da apropriação da Folha de Pagamento.
Tudo que a contabilidade tem a fazer é creditar a conta de salários a pagar no Passivo Circulante e debitar a conta salários na despesa. O valor é o valor liquido ou o saldo a pagarda referida rescisão.
Quando é lançado o pagamento da folha, é debitado de salários a pagar do passivo circulante e creditado da conta caixa ou banco do ativo circulante. A elaboração da Folha de Pagamento tem uma ordem lógica onde se tem em primeiro plano as verbas ou eventos que indicam os direitos adquiridos (naquele mês) pelos funcionários e, em seguida osdescontos que devem ser diminuídos para se chegar ao resultado líquido a ser pago aos funcionários.

Alguns descontos que podem fazer parte da folha de pagamento:

• Adiantamento de salário
C - Adiantamento de salários (AC)
D - Salários a pagar (PC)


• INSS sobre salários
D - Salários a pagar (PC)
C - INSS a recolher (PC)

• INSS sobre 13º salário...
tracking img