Fobia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
▪ Fobia social

Quando a timidez apresenta-se tão extrema a ponto de impedir que a pessoa tenha uma vida normal em situações sociais chamamos de Fobia Social.
A fobia social é um dos transtornos mentais mais comuns, mas ainda é um dos menos tratados em psicoterapia justamente pela falta de informação a respeito das possibilidades de superação.
Timidez intensa, fobia social ou transtorno deansiedade social significa ansiedade intensa em situações sociais onde tenha que apresentar desempenho diante de outras pessoas, que leva ao sofrimento e perdas de oportunidades.
É caracterizada por um medo acentuado de situações onde tenha que falar ou apenas estar em público. A pessoa tem medo de fazer ou dizer coisas que lhe sejam humilhantes e embaraçosos. A exposição à situação social temidaprovoca ansiedade intensa, que pode chegar a um ataque de pânico. A pessoa evita estas situações ou as suporta com muito sofrimento. A fobia social interfere no trabalho, na escola e vida social.
Os fóbicos sociais apresentam hipersensibilidade a criticas, avaliação negativa a respeito de si mesmo, sentimentos de inferioridade, e apresentam grande dificuldade em serem assertivas – falar o queprecisam de forma clara e elegante. Costuma aparecer na adolescência ou na meia idade.

▪ Tipos de fobia social

A FOBIA SOCIAL GENERALIZADA

Se uma pessoa sofre de uma fobia social generalizada, terá tendência a preocupar-se com a possibilidade de se tornar o centro das atenções, seja em que situação for. Poderá pensar que toda a gente estará a olhar para ela, avaliando aquilo que está afazer. Poderá recear ser apresentada a outras pessoas e até ter "vergonha" de comer ou beber em público.

Poderá ser difícil entrar em restaurantes ou lojas; será praticamente impossível despir-se num local público, pelo que as idas à praia serão evitadas a todo o custo. Também poderá ser difícil confrontar o seu chefe ou os seus colegas, mesmo quando o deveria fazer.

As festas e eventossociais poderão ser situações difíceis de enfrentar, provocando grande desconforto e ansiedade. Se a pessoa tem uma fobia social, provavelmente irá tentar manter-se à parte, nas salas circundantes e menos repletas de pessoas - algumas pessoas julgam sofrer de claustrofobia porque sentem estes medos. Quando a pessoa finalmente entrar na sala principal, poderá sentir-se observada por todos; uma dastentações que se poderá dar é a da ingestão de álcool, como forma de relaxar e de conseguir lidar com a situação.

A FOBIA SOCIAL ESPECÍFICA

Esta é uma fobia particular que afeta as pessoas que, em várias situações, têm que ser o centro das atenções, por inerência à sua atividade profissional. Pode afetar qualquer pessoa que tem que representar ou falar em público: vendedores, atores, músicos,professores ou representantes de sindicatos, todos poderão passar por estes receios. Apesar disso, estas pessoas, em todas as outras situações sociais, não sentem grande ansiedade e conseguem lidar com elas sem grandes problemas. O problema está então em tornar-se o centro das atenções, podendo acontecer que a pessoa fique de tal modo ansiosa que começa a gaguejar ou entra mesmo em "bloqueio", sendoincapaz de dizer seja o que for. Esta fobia pode afetar pessoas que estão mais do que habituadas, em termos de frequência, em estar no tipo de situações em que são o centro das atenções.

▪ Relato de caso

Abaixo está transcrito o relato de uma pessoa que sofreu um embaraço por causa de uma possível fobia social sem tratamento:

"Desde os meus 13 anos (agora tenho 22), percebo que quandoalguém, durante uma conversa, me põe em uma situação constrangedora ou de observação, tenho algumas reações incômodas que se agravaram com o passar dos anos. Destas reações, a que mais me incomoda e o fato de eu ficar enrubescido, com as orelhas e o "pegando fogo". Esta reação acaba respondendo por mim acusações nem sempre verídicas. Um dia destes no trabalho, a caneta de estimação do meu chefe...
tracking img