Fobia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4765 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Colégio de Aplicação – CAp
Ensino Médio











Fobia Social





Autora: Larissa Lopes de Souza

Turma: 92





Orientadora: Kelly Mota










Porto Alegre/RS
28 de agosto de 2012

Sumário
Fobia Social 1
Introdução 2
2 Fobia social 3
3 Importância do convívio social 9
4 Fobiasocial e a internet 12
Conclusão 14
Referências 15
APÊNDICES 16
ANEXOS 17

























Introdução



Hoje em dia a comunicação e a boa relação em grupo é muito importante. Muitas pessoas podem não notar, mas um bom convívio com colegas de escola ou de trabalho nos dão muitas oportunidades. E na sociedade de hoje é necessário ter um bom convive-o eviver em harmonia com as pessoas que estão ao nosso redor. O que não percebemos é que uma pequena parcela da nossa população sofre com um transtorno de ansiedade chamado de fobia social.

A fobia social, também chamada de ansiedade social, é o medo irracional e excessivo, de estar sob julgamento dos de mais ou ser o centro da atenção, é um problema que afeta muitos jovens trazendoprejuízos sérios para a vida social, escolar e profissional da pessoa, como já referi no paragrafo acima.

Esse tipo de fobia é frequentemente confundido com a timidez pois não há sintomas específicos, os sintomas mais frequentes são os de ansiedade. O que a caracteriza é o aparecimento desses sintomas toda vez que a pessoa é exposta a observação dos outros. Por tanto ela não é apenas um problemade timidez e sim um sério medo de interação.

É importante estudar sobre a fobia social por ser um problema que muitas vezes passa imperceptível pelas pessoas, e muitas delas acabam sofrendo por anos por não ter conhecimento sobre o problema e seus possíveis tratamentos.

Também é interessante relacionarmos a fobia social com a tecnologia, para descobrirmos se atualmente, em umtempo em que todos querem ter seu espaço de espaço de evidência e ficar no centro das atenções, ainda é viável falar em fobia social. Ou será que a tecnologia serve como máscara para os fóbicos se esconderem do convívio real?










2 Fobia social


3.1 O que é uma fobia?



Já na origem das palavras podemos perceber os seus significados. A expressão “fobia” vem defobos, do grego, que significa medo.

Atualizando o seu sentido, fobia é o medo exagerado perante situações, lugares, animais e até mesmo objetos. É um tipo de distúrbio de ansiedade. A pessoa com fobia tenta evitar aquilo que ativa seu medo ou suporta isso com tremendo nervosismo e angústia.

Então a Fobia social é o “medo” de conviver em sociedade, esse é um distúrbio que pode seraparentemente não prejudicial causa muito sofrimento a quem tem. A pessoa se priva do contando em sociedade, e acaba muitas vezes se isolando.




3.2 O que é fobia social?



A fobia social é um transtorno psicológico e social motivado pela dificuldade de convivência de uma pessoa. A timidez é a principal característica de quem sofre com o problema, desenvolvendo insegurança e tambémo medo de se expressar perto dos outros. É o terceiro mais comum entre os distúrbios mentais (perdendo apenas para depressão e o abuso de álcool). É natural sentir-se desconfortável na frente de pessoas estranhas, ou em situações em que somos o centro das atenções, esse desconforto é normal até certo ponto, a partir do momento em que essa timidez começa a trazer prejuízos pessoais, como nãoconseguir se relacionar com um grupo de amigos, não concluir a escola, deixar empregos e se isolar socialmente, passa a ser considerada como uma patologia. As pessoas que sofrem com a fobia acabam perdendo muitas oportunidades, sabem sobre a matéria, mas sempre que o professor pergunta preferem não interagir, conseguem administrar muito bem todas as tarefas necessárias mas quando são observadas...
tracking img