Ataque cardiaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU
Curso Educação Física
Natação

Histórico do Processo Ensino e Aprendizagem da Natação

Turma:

SP Setembro 19 de 2011

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS -FMU
Curso Educação Física

Histórico do Processo Ensino e Aprendizagem da Natação

São Paulo
2011

Sumário

1. Introdução
2. Histórico
3. Definições
4.Desenvolvimento do tema
5. Conclusão
6. Referências

Introdução

‘’Nadar é deslocar-se na e sob a água sem qualquer outro auxilio que o da força e da habilidade do próprio individuo’’
E com o objetivo de aprofundarmos mais na história da Natação, buscamos
informações sobre o esporte através de livros com documentos históricos, depoimentos de pessoas relacionadas ao esporte e historiadores, vamosver que a natação começou primeiramente como forma de vida, através da caça
e depois, ao longo do tempo foi se adaptando e se transformando de um jeito formativo e competitivo ate virar um esporte conhecido e adorado mundialmente

Histórico

Levin (1978), conta que a arte rupestre Pré-História, assíria e egípcia (4 a 3 séculos A.C ) testemunha que a natação já era praticada nesse período.Nessa época, pela necessidade de refúgio de incêndios e animais, a população constituiu habitações nos lagos (aldeias-lacustres), chamadas assim pelos historiadores.

Raposo (1981) confirma que nadar esta associada a um meio de sobrevivência, diz ainda que sua origem tenha iniciado mais ou menos 6.000 anos antes da Civilização Egípcia.
Levin diz que provavelmente o batimento alternado de pernasé a forma mais antiga usada para nadar, a partir de desenhos produzidos em cavernas por volta de 3.200 a.c.
Raposo diz que, segundo Petrônio, existia uma grande preocupação da parte dos povos egípcios e outros em morrer num rio ou mar, por esse motivo os que se sentiam em perigo de naufrágio cobriam-se de joias para quem os encontrassem oferecesse um sepulto digno de sua classe.
Segundo Levin,com o início das classes dominantes, a natação que antes era apenas de caráter de sobrevivência dos povos, mas passaram a ser de caráter militar. Começa então a preparação para o trabalho e para a luta. Gravuras da época mostram exercícios de natação relacionados com exercícios de guerra
Na evolução social da história, Fenícios, Gregos, Cartagineses e romanos tinham grupos de nadadorespreparados para o desempenho de várias funções, dentre elas, a de salvar cargas e orientar passageiros em caso de naufrágio.
Raposo afirma que na antiguidade a natação foi muitíssima considerada. Caldeus e Assírios atravessavam a nado o Tigre e o Eufrates. A prática da natação já era vista também como uma atividade prazerosa, de lazer.
Na Grécia (689) tinha uma lei (Todo o cidadão educado deve sabernadar).
Apesar dessa apreciação pela natação, não existiam muitas competições de natação nessa época, pois não existiam locais adequados á beira da água.
No Império Romano a prática do banho em grandes termas (piscinas aquecidas) era reservado aos membros de famílias de classe alta. Na Grécia, a natação não tinha caráter competitivo, mas fazia parte da Educação Física dos jovens e dos exercíciosmilitares da classe dominante.
Segundo alguns historiadores para os Persas a água do rio era sagrada, de modo que não molhavam as mãos nem o corpo no rio.
Logo as instalações balneária destinadas a servir à higiene tornou-se mal afamado por conta da imoralidade e corrupção praticada pelos burgueses abastados, acabando por serem fechados. Quem insistia em praticar o banho e a natação eracastigado. Porém, a arte da natação perpetuou-se e personalidades importantes exigiram o direito de ensiná-la.

Definições

Historia:
Segundo Lima – 2011 -‘’Historia nos ajuda a explicar o presente e planejar o futuro’’

Segundo Collinwood – 2008 - ‘’A história é uma pesquisa que nos ensina o que o homem fez, portanto, o que é o homem’’

Segundo Karl Max – 1789 - ‘’A história é um processo...
tracking img