Florence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É neste cenário que a Enfermagem passa a actuar, quando Florence Nightingale é convidada pelo Ministro da Guerra de Inglaterra para trabalhar junto aos soldados feridos em combate na Guerra daCriméia.
Período Florence Nightingale
1891, Florence (1820 - 1920) - Enfermeira que criou o conceito moderno de enfermagem.
Esta mulher em particular, foi uma referência na enfermagem. Nascida a 12 deMaio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança, o que lhe permitia dialogar com políticos e oficiais doExército, fazendo prevalecer suas ideias. Dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano, além do grego e latim.
No desejo de realizar-se como enfermeira, passa o Inverno de 1844 emRoma, estudando as actividades das Irmandades Católicas. Em 1849 faz uma viagem ao Egipto e decide-se a servir a Deus.
Decidida a seguir sua vocação, procura completar seus conhecimentos que julgaainda insuficientes, visita o Hospital de Dublin dirigido pela Irmãs de Misericórdia, Ordem Católica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conhece as Irmãs de Caridade de São Vicente de Paulo, na Maisonde La Providence em Paris. Aos poucos vai se preparando para a sua grande missão. Em 1854, Inglaterra, França e a Turquia declaram guerra à Rússia: é a Guerra da Criméia. Os soldados acham-se nomaior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados é de 40%.
Florence partiu para Scutari (cidade Italiana) com 38 voluntárias entre religiosas e leigas vindas de diferentes hospitais. Algumasenfermeiras foram despedidas por incapacidade de adaptação e principalmente por indisciplina. A mortalidade decresce de 40% para 2%. Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e ela será imortalizada comoa "Dama da Lâmpada" porque, de lanterna na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. Durante a guerra contrai tifo e ao retornar da Criméia, em 1856, leva uma vida de inválida. Dedica-se...
tracking img