Fisica experimental - fractal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA

DICIPLINA DE FÍSICA EXPERIMENTAL I

EXPERIMENTO 01: FRACTAIS

Aluna: Jéssica Cartacho
Prof.: MárciaMartini

Belo Horizonte
24 de Agosto de 2011

OBJETIVO

Essa prática tem como objetivo medir a dimensão fractal de um objeto auto-similar, para isso teremos que aprender a dominar técnicaspara aquisição analógica de medidas de comprimento e fazer análise quantitativa de dados: cálculo de erros, representação gráfica e regressão linear.

INTRODUÇÃO

Fractais são figuras da geometrianão Euclidiana, sendo assim, as raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.
Umfractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em várias partes, e cada uma dessas é semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares eindependem da escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.
Abaixo estão alguns exemplos de fractais:

PROCEDIMENTOEXPERIMENTAL

O procedimento consiste em ter uma folha A4, dividir outra folha A4 ao meio, então uma das metades ao meio e assim sucessivamente, até que se tenha uma folha de papel A4, uma A4/2, A4/4,A4/8, A4/16 e uma A4/32. Após isso, consideramos que a massa do papel original é 1, e assim obtemos a seguinte fórmula para determinar a massa de cada pedaço de papel após n divisões:
M(ρ)=Kρ^D
Apartir deste momento, amassamos as folhas de papel cortado cuidadosamente ate que fique com uma aparência semelhante a uma bola de papel.
Com o auxílio de um paquímetro medimos o raio de cada bolinha5 vezes ( em diferentes direções) e fazemos uma média para obter o raio de cada uma. E utilizando a seguinte equação construimos dois gráficos.
D = log (M) / log (L)
Sendo:
M = massa da folha
L...
tracking img