Tipos de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE ESTOQUES

1. INTRODUÇÃO
São várias as definições de estoque. Entende-se por estoque qualquer quantidade de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo (Moreira, 1998). Constituem estoque tanto os produtos acabados que aguardam venda ou despacho, como matérias-primas e componentes que aguardam utilização na produção.
Segundo Meredith(1992), existem diversas razões para se manter estoques, mas em geral eles podem ser agrupados em cinco funções básicas ou seja, segurança; antecipação para épocas e ou situações especiais; fragmentação entre os vários estágios de produção; em trânsito, e cíclicos, necessários para permitir economias de escala. Estoques de segurança são mantidos para estabelecer uma margem de segurança ao longo decadeias de abastecimento e de forma a minimizar as incertezas, associadas ao suprimento e/ou demanda, com o objetivo de garantir o funcionamento ininterrupto do processo produtivo. O estabelecimento dessa margem busca reduzir o risco que a empresa está disposta a assumir por causa da ocorrência de falta ou falha de estoque. O estoque de segurança em cada ponto de estocagem na cadeia de abastecimentodepende da variabilidade da demanda da região que ele atende, da incerteza existente em relação ao lead time e do nível de serviço desejado pela empresa.

2. GESTÃO DE ESTOQUES
“A gestão de estoques é um elemento gerencial essencial na administração de hoje e do futuro, atualmente o conceito de estoques é mais bem entendido do que já foi em anos 27 recentes’’(CORRÊA e CORRÊA, 2008, p.517).As organizações nos anos 80 tiveram problemas estratégicos sérios por acharem que deveria baixar a todo custo, a zero seus estoques, atraídas por leituras e mensagens passadas pela superioridade dos sistemas de gestão japoneses da época o chamado “zero estoque”, onde na verdade houve erros de interpretação das mensagens relatadas pelos japoneses (CORRÊA e CORRÊA, 2008). Atualmente entende-se queuma gestão eficiente de estoque consiste em manter nos locais de armazenagem, estoques suficientes para suprir as necessidades, sem que a organização enfrente problemas originados a partir das faltas o excesso de produtos. Corrêa et. al (2008, p.29) afirmam que “hoje, entendemos de forma mais clara que devemos buscar incessantemente não ter um grama a mais de estoques do que a quantidadeestritamente necessária estrategicamente”.
De acordo com Moreira (2001) há dois pontos de vista principais os quais a gestão de estoques adquire grande importância e merece atenção especial: o operacional e o financeiro. Segundo o autor o ponto de vista operacional os estoques permitem certas economias na produção e regulam também as diferenças de ritmo entre os fluxos principais de uma empresa. Do pontode vista financeiro, estoque é investimento e agrega parte do capital da empresa.
3. DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA DOS ESTOQUES
Um dos principais conceitos presente na gestão de operações é o conceito de estoques, que em muitas operações, os estoques e sua gestão tem papel essencial (CORRÊA e CORRÊA, 2008).
Moreira (2001) define estoque, quaisquer quantidades de bens físicos acumulados econservados de forma improdutiva durante um determinado intervalo de tempo. Assim, caracterizam estoques tantos os produtos acabados que aguardam venda ou despacho, como matéria prima em geral, componentes e acessórios que aguardam a utilização no processo produtivo.
Slack et al. (1996) define estoque como acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação, na qual o estoqueé usado para descrever qualquer recurso armazenado, onde Corrêa e Corrêa (2008, p.517) afirma o pensamento do autor definindo estoque como “acúmulos de recursos matérias entre fases especificas de processos de transformação”. 28
Os estoques em geral estão incluídos na agenda de preocupações não só dos gestores de operações, mas também dos gestores financeiros, que se preocupam com a quantidade...
tracking img