Fisica do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CATARINENSE CAMPUS RIO DO SUL

RODRIGO SALVADOR

RELATÓRIO FÍSICA DO SOLO

RIO DO SUL
JUNHO 2012
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CATARINENSE CAMPUS RIO DO SUL

RELATÓRIO FÍSICA DO SOLO

Relatório apresentado à disciplina de Física do Solos, do curso de Engenharia Agronômica doInstituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, ministrada pelos Professores Romano R. Valicheski e Sidinei L. Klöckner.









RIO DO SUL
JUNHO 2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA 4
2.1 Métodos 5
2.2 Resultados e Discussão 6
3. POROSIDADE DO SOLO 7
3.1 Métodos 8
3.2 Resultados e Discussão 8
4. DENSIDADE DO SOLO 9
4.1 Métodos 10
4.2 Resultados e Discussão 10
5.POTENCIAL MATRICIAL 12
5.1 Métodos 12
5.2 Resultados e Discussão 12
6. COMPACTAÇÃO DO SOLO 13
6.1 Métodos 14
6.2 Resultados e Discussão 15
7. RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO 19
7.1 Métodos 20
7.2 Resultados e Discussão 20
8. CONCLUSÃO 21
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23

1. INTRODUÇÃO
A agricultura está diretamente ligada com as propriedades físicas e químicas de um solo, ou seja, a solo é oprincipal fator que poderá limitar o desenvolvimento de uma cultura, assim não ocorrendo as desejadas produções. A física do solo nos trás conhecimento sobre estas propriedades físicas do solo que afetam diretamente o agricultura, sendo com o estudo das mesmas podemos aprender manejos de recuperação e trabalhos realizados que causam a degradação do solo, sendo que este uma vez desestruturado muito difícile demorado realizar uma nova estruturação.
Ao decorrer deste relatório iremos verificar de tal forma cada atributo físico limitará a agricultura, e manejos susceptíveis para conservação e reestruturação do solo. Os atributos são os seguintes: condutividade hidráulica é o princípio da dinâmica da água no solo, a porosidade, que consiste em orifícios porosos dentro do volume de solo, densidade dosolo, sendo a relação massa de solo por volume de solo, potencial mátrico diz respeito a força aplicada pela planta para absorver a água retida no solo, resistência a penetração, nada mais é que a resistência que o solo fornece ao desenvolvimento de um sistema radicular e a compactação do solo, que limita o desenvolvimento de qualquer cultura quando encontrado em níveis mais críticos afetando decerta forma todos os outros atributos.

2. CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA
A condutividade hidráulica (Ks) é uma das propriedades essenciais dos solos é necessária para estudos que englobam dinâmica de água, ela envolve a quantidade de água que passa por uma amostra de solo em um determinado tempo (DALBIANCO, 2009). Sendo essencial para estudos que envolvam irrigação, drenagem, construção de barragense todo trabalho que envolva armazenamento ou passagem de um fluído (LISBOA, 2006).
Condutividade hidráulica também está relacionada com a infiltração de água no solo, perdas de solo por erosão e de substâncias químicas por lixiviação. O valor máximo de Ks sempre irá ser obtido quando o solo se encontra saturado (MESQUITA et al., 2007), variando conforme a viscosidade e densidade da macroporosidadedo solo, que por sua vez é influenciado pela textura e estrutura do solo (LACERDA et al., 2005).
Para determinação da condutividade hidráulica pode-se utilizar a equação de Darcy Buckingham, que consiste em:

Onde:
Va = volume de água coletado (ou medido pela bureta de Mariotte), em m3, durante o tempo t (s);
A = área da seção transversal da amostra em m2.
L = comprimento da amostra em m;
h =potencial de pressão ( = carga hidráulica no topo da amostra em m;)
Ks = condutividade hidráulica do solo saturado em m s-1.

3.1 Métodos
Para o cálculo da condutividade hidráulica do solo foram coletadas amostras indeformadas em diferentes áreas, todas provenientes da Agri II (Figura 01), existindo amostras da lavoura com manejo convencional, da área trafegada por maquinário agrícola e...
tracking img