Fisica do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SOLOS DE DIFERENTES MUNICÍPIOS COM OCORRÊNCIA DE Desmanthus spp.

Henrique Silva Sérvio1, Ildja Viviane de Queiroz2, Mércia Virgínia Ferreira dos Santos 3 6, José Carlos Batista Dubeux Júnior4 6, Alexandre Carneiro Leão de Mello 4 6, Mário de Andrade Lira Júnior5 6, Márcio Vieira da Cunha4, Vicente Imbrosi Teixeira4

(

Introdução

O gênero Desmanthus éconsiderado de grande interesse zootécnico, sendo uma leguminosa forrageira importante para os trópicos secos e semiáridos (Aragão e Martins, 1996). No nordeste brasileiro, a Caatinga constitui a maior parte das pastagens usadas pelos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos, sendo a Jureminha (Desmanthus pernambucanus [L] Thell) uma das espécies mais promissoras do semiárido (Freitas, 2011) por serresistente à seca, tolerante ao pastejo e ter alto valor nutritivo.
O entendimento das características físicas do solo é importante para compreender os mecanismos que governam a funcionalidade dos solos e seu papel no crescimento das plantas. As características físicas do solo tem grande associação com a capacidade de retenção de água no solo e este aspecto é de grande importância, principalmenteem regiões semiáridas, por ser a precipitação bastante irregular na região.
Assim, o presente trabalho objetivou avaliar as características físicas dos solos de diferentes municípios de ocorrência de Desmanthus.



Material e métodos

Foram analisados solos provenientes de coletas realizadas em locais de ocorrência de Desmanthus spp. em oito municípios representativos daCaprino-ovinocultura no semiárido de Pernambuco: Bom Jardim (Médio Capibaribe); Floresta (microrregião de Itaparica); Parnamirim (microrregião de Salgueiro); Santa Cruz (microrregião de Araripina); Santa Cruz do Capibaribe (Alto Capibaribe); Serra Talhada (Sertão do Pajeú), Sertânia (Sertão do Moxotó) e Petrolina (microrregião de Petrolina). As coletas de amostras de solo foram realizadas durante o período deAbril de 2010 a Agosto de 2011, sendo amostrada uma média de quatro sites por tipo de solo presente em cada município a uma profundidade de 0 a 20 cm. As análises físicas foram realizadas no laboratório de Solos e raízes do Departamento de Zootecnia da UFRPE de acordo com metodologia da EMBRAPA (1997).
Foi realizada análise granulométrica (textura) dos solos, e classificados por tipo de solo epor município, através do método da pipeta. O procedimento ocorreu em três fases: a primeira, preparo das amostras sendo os solos homogeneizados e peneirados com malha de diâmetro 0,5 cm e separação de 20g de cada amostra em sacos plásticos devidamente etiquetados; na segunda fase foi quantificado o teor de areia e na terceira fase o teor argila. O teor de silte foi quantificado através da diferençade areia e argila. Determinadas as devidas proporções de areia, silte e argila de cada solo, a classificação da textura foi definida pelo software disponibilizado pela internet da UFSM/MSRS (Universidade Federal de Santa Maria/Museu de Solos do Rio Grande do Sul) do Triângulo Textural, Figura 1.

Resultados e Discussão

Nos municípios pesquisados, houve ocorrência de treze tipos diferentesde solos (Argissolo amarelo, Argissolo vermelho, Argissolo vermelho amarelo, Argissolo vermelho escuro, Cambissolo, Gleissolo, Latossolo amarelo, Luvissolo, Neossolo litólico, Neossolo regolítico, Neossolo quartzarênico, Planossolo, Regossolo e Vertissolo.) onde foram detectados três tipos de classes texturais diferentes (Areia Franca, Franco arenosa e Franco Argilo Arenosa), conforme Tabela 1.Contudo, no município de Parnamirim não foram encontradas representações do gênero. Nos demais municípios, foram encontradas padronizações em relação à classificação dos solos com a classe textural e município, onde os solos Vertissolo, Gleissolo e Planossolo apresentaram textura franco arenosa, com distribuição apenas no município de Bom Jardim. O solo Argissolo amarelo com mesma textura que a...
tracking img