Fisica do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de física do solo

Willian Tiago Hillesheim

Rio do Sul, Junho 2012
Willian Tiago Hillesheim

Relatório de física do solo

Relatório apresentado à Coordenação da disciplina de FÍSICA DO SOLO no Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul como requisito para avaliação da mesma, sob orientação dos Professores: Romano e Sidinei.
Conteúdo
1.0 Introdução 4
2.0 Densidade dosolo 5
3.0 Condutividade hidráulica 8
3.1 Resultados e discussões 10
4.0 Porosidade do solo 11
4.1 Resultados e discussões 14
5.0 Grau de compactação 15
6.0 Potencial matricial 16
7.0 Resistência à penetração 17
7.1 Resultados e discussões 19
8.0 Conclusão 19
9.0 Anexos 20
10.0 Referências 22

1.0 Introdução

O conhecimento somente dos aspectos químicos do solo não sãosuficientes para o sucesso de uma lavoura. A parte física também é tão importante quanto, sendo que as variáveis físicas interferem diretamente na química do solo. O presente relatório tem por objetivo mostrar alguns pontos de grande importância no que diz respeito aos aspectos físicos do solo, que estão intimamente ligados ao potencial produtivo de qualquer cultura, interferindo no planejamentoagrícola e na tomada de decisões. Ao longo do relatório, os pontos abordados serão: condutividade hidráulica, porosidade do solo, densidade do solo, potencial matricial, ensaio de compactação e resistência à penetração.
2.0 Densidade do solo
A densidade é uma propriedade física que reflete como as partículas de solo estão dispostas dentro dos horizontes do solo, que influenciam nas características dosistema poroso. Assim, todas as manifestações que influenciarem a disposição das partículas do solo, refletirão diretamente nos valores de Densidade do solo (FERREIRA, 2001).
A densidade do solo representa a relação entre a massa de solo e o volume total, ou seja, considera-se o volume ocupado por micro e macroporos. Para isso então, a amostra de solo para análise tem que ser preservada (amostraindeformada).
A textura do solo influencia em como as partículas estão organizadas, que por sua vez define os espaços porosos, refletindo na relação massa-volume do solo e nos valores de obtidos de densidade do solo (FERREIRA, M. M et al.,1999).
O teor de argila dos solos possui uma massa específica mais leve (entorno de 1,2 g.cm³), implicando na densidade do mesmo. Então como a densidade érelação entre massa e volume do mesmo, quanto menor a massa deste solo, menor a densidade.
A profundidade também é uma característica influente na densidade do solo, havendo uma diminuição dos teores de matéria orgânica, prevalecendo materiais mais densos, aumentando a densidade do solo. Outro ponto é que quanto maior a profundidade maior a pressão, o que faz com que haja um aumento da densidadecom a profundidade (SILVA, V. R.,2000).
Solos mais arenosos apresentam uma densidade entre 1,2 a 1,8 g cm-3, já solos argilosos apresentam uma densidade entre 1,0 a 1,6 g cm-3 (MATERIAL DAS AULAS DE FÍSICA DO SOLO, 2012).
A compactação influi na densidade do solo, quanto mais compactado o solo maior será a sua densidade (SILVA, V. R.,2000), pois as partículas estarão mais próximas uma dasoutras. A água é um ponto importante na resistência que o agregado oferece às pressões exercidas sobre ele, seja pelo tráfico de máquinas ou no processo de revolvimento do solo (LIMA,L.R.,2007). A água entra entre as partículas de solo fazendo com que as mesmas fiquem não tão fortemente unidas. Então quanto maior a umidade maior será a facilidade de quebrarmos o agregado do solo e, maior será a suadensidade. Porém, esse aumento da densidade do solo pelo aumento da umidade vai até um ponto máximo. A partir de certo ponto, a água não deixa que a densidade aumente, pelo espaço que ela ocupa entre as partículas, fazendo com que não haja uma aproximação entre as partículas.
Através da amostra de solo preservada foi possível realizar a determinação da densidade para os horizontes A e B, de...
tracking img