Finep

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia que promove o desenvolvimento econômico e social por meio do fomento público à inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas do País.
Criada em 1967, a entidade já financiou milhares de iniciativas desucesso, entre elas o desenvolvimento da Embrapa e do agronegócio brasileiro, projetos para exploração de petróleo e o desenvolvimento do avião Tucano da Embraer.
Por meio de seus programas e chamadas públicas, a FINEP concede financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis a instituições públicas e privadas. Esses últimos são feitos com recursos do FNDCT, atualmente formado pelos Fundos Setoriais. Osfinanciamentos reembolsáveis são realizados com recursos próprios ou provenientes de repasses de outras fontes.
O apoio da FINEP abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, melhoria e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A FINEP apóia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantaçãode parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa e o desenvolvimento de mercados.


2 Objetivo

Criada com o objetivo de ampliar a capacidade de geração do conhecimento e estimular sua aplicação na produção de bens e serviços, a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) atua no fomento aos projetos de pesquisa voltados à inovação tecnológica. Órgão oficial doMCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), a entidade atende às necessidades de institutos de pesquisa, empresas privadas e públicas, agências internacionais, investidores e organizações de Terceiro Setor.
3 Como obter financiamento

A FINEP concede financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis. O apoio da FINEP abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico etecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos. A FINEP apóia, ainda, a incubação de empresas de base tecnológica, a implantação de parques tecnológicos, a estruturação e consolidação dos processos de pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em empresas já estabelecidas, e o desenvolvimento de mercados. Além disso, a partir de 2012 a FINEPtambém passou a oferecer apoio para a implementação de uma primeira unidade industrial e também incorporações, fusões e joint ventures.
Os financiamentos reembolsáveis são realizados com recursos próprios ou provenientes de repasses de outras fontes. As empresas e outras organizações interessadas em obter crédito podem apresentar suas propostas à FINEP a qualquer tempo. O primeiro passo éencaminhar uma Consulta Prévia e, caso esta seja enquadrada, a FINEP receberá a Solicitação de Financiamento.
Os financiamentos não-reembolsáveis são feitos com recursos do FNDCT, atualmente formado preponderantemente pelos Fundos Setoriais de C,T&I. Eles são destinados a instituições sem fins lucrativos, em programas e áreas determinadas pelos comitês gestores dos Fundos. As propostas de financiamentodevem ser apresentadas em resposta a chamadas públicas ou encomendas especiais.
A FINEP também oferece apoio financeiro para a realização de encontros, seminários e congressos de C,T&I e feiras tecnológicas, mas hoje o CNPq é o responsável pela seleção, avaliação e contratação das operações.
A FINEP também atua de forma cada vez mais intensa no apoio a empresas de base tecnológica. Desde 2000desenvolve o Projeto Inovar, que envolve amplo, estruturado e transparente conjunto de ações de estímulo a novas empresas, por meio de um leque de instrumentos, incluindo o aporte de capital de risco, indiretamente via fundos de capital de risco.
4 Programas FINEP
A FINEP opera seus programas por meio de apoio financeiro reembolsável e não reembolsável (que não precisa ser devolvido) e de...
tracking img