Finalmente produzindo textos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Finalmente produzindo textos.

O oitavo capítulo do texto de informação da 12ª edição da Prática de texto para estudantes universitários de Faraco e Tezza, publicado em 2001 pela editoraVozes, tem como objetivo nos “livrar” do modelo de produção textual aprendido no colegial, de maneira clara e objetiva dando-nos exemplos de como produzir textos informativos e críticos de qualidade,sem estar preso a macetes com o único intuito de o aluno ganhar nota e o professor corrigir itens gramaticais isolados.
É relevante a opinião dos autores, sendo Carlos Alberto Faraco graduado emletras português e inglês, mestre, doutor e também pós-doutorado em linguística, professor titular (aposentado) da Universidade Federal do Paraná, com vasta experiência na área de linguística. O textotambém ganha credibilidade graças o segundo autor, Cristóvão Tezza, doutor em Literatura Brasileira, professor de Linguística na Universidade Federal do Paraná, premiado da Academia Brasileira de Letrasde melhor romance brasileiro de 2004, pelo seu livro “O fotógrafo”.
Na atividade um: Livrando-se da “redação escolar”, os autores deixam claro que a forma ensinada de produção textual não é mais ummeio de aprimorar a escrita dos alunos como era a idéia original, atualmente virou um macete para que os mesmos possam ser avaliados tanto na escola quando em concursos. Nessa atividade encontra-se umtexto diferente dos tratados em aula, um texto de informação, parecendo mais um “manual de instruções”, na qual é possível exercitar nossa leitura.
Na atividade dois: Informação + opinião,encontra-se outros textos, desta vez um pouco mais complexos que o texto anterior, tratado na atividade um, que provoca no leitor uma reação opinativa. Os autores também chamam a atenção em veículos queinterferem na estrutura textual, por exemplo, a internet, televisão e rádio, é o que trata na atividade três: A informação na internet. É importante tratar desse assunto, pois é evitado nas escolas, onde...
tracking img