Neoclassicismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NEOCLASSICISMO

INTRODUÇÃO
Movimento cultural nascido na Europa no século XVIII e se estendeu até parte do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela culturada Antiguidade clássica, moderando equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
A principal referencia estética e modelo de vidavoltou-se para a Grécia e a Roma antigas onde se incluía a cultura Renascentista e um revivalismo classicista e era também imbuída de grande autoridade moral, tornando-se assim um modelo ideal.
Uma serie defatores se conjugaram para que houvesse nascido uma nova corrente classicista, nítida e influente, convivendo com e combatendo as ultimas manifestações do Barroco e Rococó. Os dois principais pontosforam o esgotamento da formula barroca e a condenação do que se viu nela, acompanhado por um crescente interesse pela antiguidade clássica de modo geral.
Apesar da grande apreciação pela arte clássicaque a muito existia, o neoclassicismo constitui seu apreço sobre bases mais cientificas, sistemáticas e racionais onde começou a ser possível formar pela primeira vez uma cronologia da cultura e daarte dos gregos e romanos, distinguindo o que era próprio de uns e de outros.

CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO
A arte neoclássica busca inspiração no equilíbrio e na simplicidade, bases da criação naAntiguidade. As características marcantes são:
* Caráter Ilustrativo;
* Caráter Literário;
* Formalismo;
* Linearidade;
* Poses Escultóricas;
* Anatomia Correta;
*Exatidão nos Contornos;
* Temas dignos;
* Clareza.

NEOCLASSICISMO NO BRASIL
Em 1816, contratada para fundar e dirigir no Rio de Janeiro uma escola de arte e ofícios desembarca no Brasil a missãoartística francesa. Em 1826 é fundada a Academia Imperial de Belas-Artes, futura Academia Nacional, que adotou o gosto neoclássico europeu.
O ensino na Academia Imperial de Belas-Artes, com uma...
tracking img