Artigo cientifico logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística Reversa





Joyce Bustamante Teixeira Shiraishi

Ana Carolina Resende de Melo Bustamante





Resumo



Neste trabalho será abordado o tema Logística Reversa, área que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais deDistribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, competitivo, de imagem corporativa, dentre outros. A Logística Reversa de Pós Venda que é o retorno de produtos na cadeia de distribuição, Logística Reversa de Pós Consumo que é o descarte e a reciclagem de resíduos, principais destinos aos produtos de pós-consumo local onde é feito o descarte deresíduos que não pode ser mais reutilizados ou reciclados, ciclo de vida do produto que é constituído pela extração, processamento da matéria prima, manufatura, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção e disposição final.

Palavra Chave: Pós venda, Pós consumo, Logistica..

















Introdução

O artigo tem como objetivo mostrar a Logística Reversa esua ação na sociedade atual, mostrando a importância do pós venda e pós-consumo para a sociedade e as empresas.

A Logística Empresarial é responsável por enorme geração de vantagens competitivas, em constante evolução vem sendo considerado um dos principais elementos na elaboração do planejamento estratégico, a partir da década de 90 com a constante preocupação sobre a utilização dosrecursos naturais, assim como o acúmulo de produtos industrializados nos grandes centros as grandes empresas passaram a serem as culpadas por este problema; Com isso elas passaram a se questionar de como seria possível encontrar a solução para esta situação sem agravar mais do que o ocorrido; Com esta análise surgiu o conceito de Logística Reversa.
Podemos definir Logística Reversa como uma áreaque planeja, executa e controla os fluxos de produtos, e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo produtivo, através dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, competitivo, dentro outros.

Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo
refere-seao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte,
reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de
resíduos, reforma, reparação e remanufatura [...]. (STOCK, 1998, apud
LEITE, 2003, p.15).




Enquanto a Logística Tradicional trata do fluxo dos produtos fabrica x cliente, a logística reversa trata do retorno de produtos, materiais e peças doconsumidor final ao processo produtivo da empresa. Devido à severa legislação ambiental e também por grande influência da sociedade e organizações não governamentais, as empresas estão adotando a utilização de um percentual maior de material reciclado ao seu processo produtivo, assim como também passaram a adotar procedimentos para o correto descarte dos produtos que não possam ser reutilizados oureciclados.

Este trabalho está estruturado em 3 capítulos sendo o primeiro sobre a introdução a logística reversa, sua criação e evolução empresarial.

O segundo capítulo será a revisão literária que esta estruturada da seguinte forma, a Logística Reversa de Pós Venda, Logística Reversa de Pós Consumo, principais destinos aos produtos de pós-consumo, Ciclo de Vida do Produto, GestãoAmbiental e seus métodos e objetivos principais, Importância para as empresas, Sustentabilidade. No último capítulo constará a conclusão mais importante deste trabalho.

















































Desenvolvimento

Logística

A logística existe desde os tempos mais antigos. Na preparação das guerras, líderes militares...
tracking img