Filosofos classicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é Sociologia: conceito e origem

Sociologia é a ciência que estuda a sociedade humana e a interação entre os homens. Interessa-se pelo modo como são criadas, mantidas e transformadas as organizações e as instituições que dão forma à estrutura social, pelo efeito que têm sobre o comportamento individual e social, e pelas transformações provocadas pela interação social.

Seu terreno deinvestigação é bastante amplo, podendo abranger desde motivos pelos quais as pessoas selecionam seus pares até as relações de poder ou as razões das desigualdades sociais. É, portanto, o ramo do conhecimento que faz das relações humanas seu objeto, aplicando de modo sistemático a razão e a observação e integrando explicações teóricas e métodos quantitativos e qualitativos de verificação empírica.A Sociologia é uma ciência relativamente nova em relação a outras ciências sociais, como a Economia, a Ciência Política, a Antropologia e a Psicologia. Embora tenha suas origens na filosofia política e social dos filósofos gregos, (Platão, Aristóteles) como campo definido de conhecimento a Sociologia surge com o nascimento da sociedade moderna, no século XIX. O termo Sociologia foi cunhado porAugusto Comte que esperava unificar nessa ciência todos os estudos sobre o homem, incluindo História, Psicologia e Economia.

Augusto Comte (1798 - 1857)


Filósofo francês, considerado o pai da Sociologia. Fundou o Positivismo propondo que a Sociologia deveria estudar os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências da natureza.

Palavras ?chave :Positivismo ? Estática e Dinâmica Social ? Lei dos Três Estágios

Positivismo
O positivismo defende uma unidade metodológica para investigação de dados tanto naturais como sociais. A idéia é que tanto os fenômenos da natureza como os da sociedade são regidos por leis invariáveis.

Assim, nas pesquisas de orientação positivista, os dados empíricos são processados quantitativamente, coletadose trabalhados com objetividade e neutralidade e, a partir de um referencial teórico, o pesquisador levanta hipóteses e as testa.

O positivismo não aceita outra realidade que não sejam os fatos, fatos que possam ser observados. Não se interessa pelas causas dos fenômenos, porque isso, segundo os positivistas, não é tarefa da ciência. Não está interessado também em conhecer as conseqüências deseus achados. Sua postura deve ser de neutralidade diante do objeto da pesquisa e de seus resultados. Tendo os fatos como único objeto, cabe ao cientista social descobrir as relações entre eles com instrumentos específicos, sempre na busca da objetividade científica.

Estática social e dinâmica social
Para Comte, assim como o organismo, a sociedade deveria ser estudada em duas dimensões: a daestática social (análise de suas condiciones de existência; de sua ordem) e a da dinâmica social (análise de seu movimento; de seu progresso). Ordem e Progresso se relacionam estreitamente. A primeira é possível sobre a base do consenso, que assegura a solidariedade dos elementos do sistema. O segundo deve ser conduzido de tal maneira que assegure a manutenção da solidariedade, a fim de evitar adesintegração social.

Lei dos Três Estágios
Observando a evolução das concepções intelectuais da humanidade, Comte formulou a Lei dos Três estados, segundo a qual a sociedade evolui através de 3 estágios: o estágio teológico, em que o pensamento sobre o mundo é dominado pelas considerações do sobrenatural ? religião e Deus; o estágio metafísico em que predomina o pensamento filosófico sobre aessência dos fenômenos e pelo desenvolvimento da matemática e da lógica; o estágio positivo, em que o conhecimento passa a ter utilidade prática porque se baseia na ciência, ou seja, na observação cuidadosa dos fatos empíricos. Fazer da sociologia uma ciência positiva é justamente a proposta de Comte.
Émile Durkheim (1858 - 1917)

Sociólogo francês, foi o primeiro a utilizar pesquisas...
tracking img