Filosofia, surgimento, filosofos classicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra filosofia vem do grego onde Philos= amor ou amizade; Sophia= sabedoria. A filosofia surgiu na Grécia antiga no século VI a.c, com os pré-socráticos. O surgimento da filosofia só teve inicioa partir de três condições básicas são elas: a ideia de Polis, a ideia de Democracia e a Ideia de Cidadania. A filosofia ou a atitude filosofia servem para nos fazer reaprender a ver o mundo,enxergar além das aparecias, nos faz ter uma postura critica da realidade, desperta o senso critico, nos faz começar a questionar as coisas.
O pensamento mítico é diferente de pensamento filosófico, poiso mítico baseia-se numa incontestabilidade (fé) e o filosófico na razão.
Sócrates considerado pai da filosofia dizia que para ser feliz era necessário fazer o bem, exercer a virtude. Sócrates possuíatrês métodos de ensinar são eles o método do dialogo (dialética) que era a base de perguntas e respostas; o método irônico onde ele fazia o individuo perceber sua ignorância e o método da maiêuticaque é o método para chegar ao conhecimento, gerar conceitos por si só. Sócrates valorizava muito a importância e o lugar do homem no mundo. Sócrates travou uma profunda polemica com os sofistas poisele procurava um fundamento ultimo para as interrogações humanas, enquanto os sofistas situavam suas reflexões a partir dos dados empíricos sem se preocupar com a investigação da essência da virtude.Platão foi discípulo de Sócrates que assim como seu mestre também desenvolveu o método do dialogo mas não promovia debates como Sócrates fazia. Platão possuía dois métodos o método dualista onde aexistência de dois princípios são opostos entre si, corpo e alma; e o método dialético como citado anteriormente este contradizia as ideias que levavam a outras ideias. O seu pensamento pressupõe o homemcomo um ser dualista e reminiscente. Seus métodos de diálogos ampliaram a maiêutica de Sócrates. Enquanto Sócrates focaliza sua atenção no autoconhecimento e no conhecimento da essência da virtude,...
tracking img