Atps estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1

A estatística sempre esteve presente na vida do homem, desde seus primórdios, quando contagens populacionais eram necessárias para se obter informações sobre os nativos. Na Idade Média, quando a preocupação com doenças e com o poder das nações fez com que armazenassem informações sobre os eventos ocorridos, tais como: batizados, casamentos, funerais. E na atualidade, quandodeparamo-nos com dados estatísticos todos os dias, de forma direta ou indireta, ao se ver uma noticia relacionada a cotações da bolsa de valores, por exemplo, pesquisas de opinião, ao procurar melhores estabelecimentos comerciais para se realizar uma compra, etc.

Esta ciência, porém, engloba muito mais áreas do conhecimento humano. Ela pode ser utilizada para a otimização dos recursos econômicos de umaempresa, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões. Um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político, podem fazer uso da estatística para analises e utilizar os resultados da pesquisa.

Na indústria, é utilizada a estatísticas simples para que a qualidade dos produtos possa ser mantida dentro nível padrão docontrole de qualidade.

Na Área de Demografia, o estatístico pode contribuir estudando a evolução e desenvolvimento da população em determinadas áreas, apresentando índices de mortalidade, natalidade, realizando experimentos com conjuntos de controle, para desenvolvimento de novos tratamentos.

Também no Marketing e Análise de Mercado, o profissional trabalha monitorando e analisando omercado, fazendo planejamento de vendas e avaliando oportunidades até avaliação de campanhas de Marketing.

No mercado financeiro, os métodos estatísticos são empregados para previsões de taxas de juros e preços de diferentes bens e para desenvolvimento de estratégias de investimentos que maximizem os lucros.

É usada também no comércio, para previsão de demandas, planejamento daprodução e implantação de técnicas administrativas eficientes que garantam o melhor lucro.

A maioria das informações obtidas pela mídia, como, inflação, serviço de meteorologia, desemprego, entre outros são exemplos de estudos estatísticos realizados por órgãos como o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é o responsável pelas informações oficiais pelas estatísticas que sãousadas pelo governo.

Como demonstrado, a estatística está presente em várias áreas de atuação da humanidade, como também na administração. Dados estatísticos são indispensáveis para a tomada de decisão de qualquer gestor. Dessa forma, se faz necessário conhecer suas ferramentas e processos, para se aplicar da maneira mais eficaz e eficiente em áreas de interesse do administrador. Para Ramos(2007), a estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano.

Podemos definir a estatística como uma ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar os dados, para que com isso se posso tomar uma decisão, ela permite extrair dos dados a informação necessária para que possamos trabalhar com o mínimo de risco possível. E paraconseguir isso, ela faz uso de diversos processos, métodos e técnicas para descrever situações determinadas, daquilo que se tem interesse.

A Estatística divide-se em dois ramos: a estatística descritiva e a estatística inferencial. A área descritiva lida com números para descrever fatos, simplificando questões complexas, sendo seu objetivo básico, sintetizar uma série de valores de mesmanatureza, permitindo, dessa forma, que se tenha uma visão global da variação desses valores, organiza e descreve os dados de três maneiras: por meio de tabelas, de gráficos e de medidas descritivas.

Esta pode ser resumida no diagrama abaixo:











Já a estatística inferencial utiliza métodos de estimativas de uma população com base nos estudos sobre amostras. Baseia-se na...
tracking img