Disciplina: Estado, Direitos Sociais e Política Social





ESTADO E SOCIEDADE NOS PENSADORES CLÁSSICOS







PICOS, PIAUÍ
2013

1 ESTADO E SOCIEDADE ENTRE OS LIBERAIS1.1 MAQUIAVEL

Maquiavel, em sua mais reconhecida obra O Príncipe, buscou estudar e orientar o governo dos príncipes, entendendo o príncipe como o principal cidadão do Estado: o governante. Para oautor, todos os Estados que existem ou já existiram foram repúblicas ou monarquias. As monarquias ou são hereditárias ou fundadas recentemente. Maquiavel entende Estado como espaço onde se exercita opoder. O autor não enuncia regras definitivas para a conservação do poder, para ele cada caso deve ser analisado de com acordo com sua realidade.
Para o autor, é de se esperar que o príncipe domine aarte da guerra, assim como suas leis e disciplina. Sua importância é tanto que não apenas mantém no poder os que nasceram príncipes, como torna possível à homens comuns se tornarem soberanos. SegundoMaquiavel, quando os príncipes se interessam mais pelas coisas amenas do que pelas armas, perdem seus domínios. Portanto, a causa principal da perda dos Estados é o negligenciar a arte da guerra, epara conquistá-los, ao contrário, deve ser bem versado nela.
Maquiavel fala sobre como o príncipe deve conduzir-se com seus súditos e aliados. Se ele tiver que escolher entre ser temido ou amado, émais seguro ser temido. Se não for possível ganhar o amor dos súditos, pelo menos que evite o seu ódio. Pois, temor e ausência de ódio podem coexistir. Portanto, o príncipe pode ser temido, mas não serodiado. Para isso basta que não interfira nos bens de seus súditos, respeite suas mulheres e tenha justificativa quando precisar tirar a vida de um cidadão.
Segundo o autor, o príncipe deve mantercanais de comunicação de mão dupla e possibilitar aos súditos a manifestação de suas opiniões, inclusive para verificar se o seu projeto administrativo está sendo bem executado e assimilado.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 07). Resumo dos filosofos classicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Dos-Filosofos-Classicos/31485736.html

MLA

"Resumo dos filosofos classicos" TrabalhosFeitos.com. 07 2013. 2013. 07 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Dos-Filosofos-Classicos/31485736.html>.

MLA 7

"Resumo dos filosofos classicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2013. Web. 07 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Dos-Filosofos-Classicos/31485736.html>.

CHICAGO

"Resumo dos filosofos classicos." TrabalhosFeitos.com. 07, 2013. Acessado 07, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Dos-Filosofos-Classicos/31485736.html.