Filosofias educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIAS EDUCACIONAIS

No processo histórico dos surdos no Brasil, mantendo o olhar pelo aspecto educacional, um ponto importantíssimo para compreendermos melhor a educação de surdos é a evoluçãodas Filosofias Educacionais. Que são: Oralismo, Comunicação Total, e Bilinguismo.
Oralismo é a filosofia educacional que só se preocupa com o ensino da língua oral através de vários métodos. Tais como:verbo tonal, leitura labial e outros. No Brasil, as pessoas que seguem a filosofia oralista, só ensinam a língua portuguesa e geralmente não aceitam a Língua de Sinais.
O oralismo visa a integraçãoda criança surda na comunidade ouvinte, observando a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva. Assim, esta corrente educacional prioriza desenvolver umapersonalidade ouvinte em uma pessoa surda em direção à “normalidade” e “não-surdez”. A crença de que a língua oral é a única forma desejável de comunicação é predominante para os educadores que se baseiam nestafilosofia. Para o oralismo, a criança surda deve, então, se submeter a um processo de reabilitação que inicia com a estimulação auditiva precoce, ou seja, que consiste em aproveitar os resíduosauditivos que quase a totalidade dos surdos possuem e possibilitá-las a discriminar os sons que ouvem [...] deve chegar à compreensão da fala dos outros e por último começar a oralizar. Este processo, quedeve ser iniciado ainda no primeiro ano de vida, dura em torno de 8 a 12 anos, dependendo das características individuais da criança.
Os surdos que conseguem dominar as regras da língua oficial, nocaso brasileiro, a língua portuguesa, e conseguem falar – oralizar – são considerados bem-sucedidos e aptos como membros da comunidade ouvinte. Porém, a história da educação surda nos mostra que ascrianças geralmente não têm acesso a uma educação especializada e que a língua oral não dá conta de todas as necessidades e especificidades da comunidade surda.
Comunicação Total é a filosofia que...
tracking img