A importancia da filosofia nas bases educacionais

Páginas: 3 (635 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
A importância da Filosofia nas bases educacionais
A filosofia surgiu entre o final do século VII a.c e o inicio do século VI nas colônias gregas da Ásia menor, com o proposito de conhecer o mundo eas questões em torno da relação entre o homem e os elementos da natureza. A palavra é composta de dois termos Philo e Sophia. O primeiro significa amor, e o segundo, sabedoria. Filosofia significa,portanto, busca do saber. Antes do surgimento, as explicações provinham do pensamento mítico (sobrenatural, mistério, ao divino).Mas com estabilização da sociedade e alguns outros fatores o mito deixade satisfazer as necessidades da nova organização social e nasce uma novo fundamento de filosofia.
A historia da filosofia se aproxima das divisões clássicas da própria Historia, Antiga Medieval,Moderna e Contemporânea:
A filosofia Antiga refere-se a um grupo diversificado e que se localiza desde o século VI a.c até os primeiros tempos da era Cristã. Entre estes grupos estão: os pré socráticosou físicos: os filósofos desde tales de mileto que se localizam antes de Sócrates e se interrogavam sobre a physys (natureza) daí o nome físicos. A preocupação deles sobre o principio ( a arché) danatureza, da ordem do mundo fez com que estabelecessem as primeiras elaborações a procura de um principio lógico que explicasse a própria natureza. Sócrates é a figura central da filosofia grega foi apartir dele que as questões humanas superaram as preocupações sobre o principio ordenador da natureza. Ele dialogava e interrogava as pessoas a exaustão através da ironia e da maiêutica, as partesconstitutivas do seu método dialético: inquiria para que as pessoas pudessem “dar a luz as ideias” foi condenado a morte. Depois a filosofia sistemática. Platão e Aristóteles são os dois principais nomesdeste período. Platão foi discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles. Sua obra é marcada pela questão do conhecimento e a associação com a atividade politica. Aristóteles explorou temas como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A filosofia da educação como base educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais.
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • Filosofia da educação como questionamento das bases educacionais
  • “A filosofia da educação como questionamento das bases educacionais”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!