Filosofia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Avatares do positivismo jurídico




Jurisprudência dos conceitos


1.1.1. Comte entende por ‘ciência positiva’ coordination de faits. Devemos, segundo ele, reconhecer a impossibilidade deatingir as causas imanentes e criadoras dos fenômenos, aceitando os fatos e suas relações recíprocas como o único objeto possível da investigação científica.

1.1.2. É a colocação da realidadefática como único objeto merecedor de consideração por parte da ciência jurídica que faz com que a razão de ser do positivismo jurídico reduza-se à compreensão da norma e do sistema jurídico no qual elaestá inserida.

1.1.3. Puchta, formou-se como romanista; em virtude disso, estudou, minuciosamente, o direito romano e, a partir daí, elaborou a jurisprudência dos conceitos, que se baseia na chamada“pirâmide de conceitos”.

1.1.4. Antes das condições necessárias para o exercícios desse direito se fazerem presentes, ele é, tão-somente, um direito subjetivo (num primeiro plano: um poder sobre umobjeto; num segundo plano: um direito “sobre uma coisa”, um direito real), logo após um “direito sobre coisa alheia”, com a conseqüente sujeição parcial dessa coisa.


Pandectismo e escola daexegese


1.2.1. Esse movimento encarava a lei como um produto resultante da história de um povo e da “vontade racional” do legislador. Ocupando uma posição intermediária entre a compreensão do espíritode um povo, como manifestante da lei, e o mais puro apego ao texto da lei, o pandectismo supera a Escola Histórica e influencia, de modo decisivo, o surgimento da codificação, na França,pós-revolução. O movimento pela codificação, na França, tem como principal referência doutrinária a escola da Exegese.


1.2.2. A escola da Exegese advoga o principio da completude do ordenamento jurídico, e nãodeixa espaço para o direito natural. As lacunas da lei devem ser resolvidas pelo próprio sistema jurídico.

Escola analítica


1.3.1. Semelhante a Escola da Exegese, na França, tivemos o...
tracking img