Dimensionamento de um parque de maquinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dimensionamento de um parque de Maquinas para uma exploração de Caprinos



Índice

Índice 2
Índice de Imagens 2
Índice de Tabelas 2
Introdução 3
Características da Raça 4
A Exploração 4
O Parque de Máquinas 5
Resultados 11
Conclusão 12
Bibliografia 13

Índice de Imagens

Figura 1 – Caprino da Raça Serpentina
Figura 2 –
Figura 3 –
Figura 4 –
Figura 5 –Figura 6 –
Figura 7 –
Figura 8 –
Figura 9 –
Figura 10 –
Figura 11 –
Figura 12 –
Figura 13 –
Figura 14 -
Figura 15 -
Figura 16 -
Figura 17 -
Figura 18 -
Figura 19 -
Figura 20 -
Figura 21 -
Figura 22 -
Figura 23 -
Figura 24 -
Figura 25 -
Figura 26 -
Figura 27 -
Figura 28 -
Figura 29 -
Figura 30 -

Índice de Tabelas
Tabela 1 -
Tabela 2 -
Tabela 3 -
Tabela 4 -
Tabela5 -
Tabela 6 -
Tabela 7 -
Tabela 8 -
Tabela 9 -
Tabela 10 -
Tabela 11 -
Tabela 12 -
Tabela 13 -
Tabela 14 -
Tabela 15 -
Tabela 16 -
Tabela 17 -

Introdução

O constante acréscimo dos recursos utilizados na actividade agrícola implica uma abordagem instrutiva na sua escolha e gestão, de forma a manter a competitividade da empresa, assegurando-se assim uma relação custo/ qualidadeque permita ao gestor agrícola colocar os seus produtos num mercado cada vez mais exigente.
Hoje em dia, a mecanização agrícola de uma exploração é muito importante para o seu desenvolvimento, visto que a gestão do parque de máquinas pode representar o sucesso ou insucesso de uma exploração agrícola. Assim, ao dimensionarmos um parque de máquinas de uma exploração, devemos ter em conta, não só otipo de máquinas a utilizar como o tempo de utilização de cada máquina, o preço (compra e aluguer), as características necessárias á realização de trabalho numa determinada exploração (potência máxima necessária, o peso, as suas dimensões, capacidade, rendimento, etc.), encargos com mão-de-obra e outro tipo de encargos como combustíveis, manutenção, seguros, pneus, reparações, lubrificante, etc.Este trabalho tem como objectivo o estudo e dimensionamento de um parque de máquinas para uma exploração agro-pecuária de caprinos num olival. Outro dos objectivos, é analisar até que ponto compensa ou não a compra das máquinas agrícolas, ou o recurso a prestadores de serviços.

Características da Raça

A Cabra Serpentina é um animal de pelagem branca ou creme, com listão preto no dorso, noventre, na face interna das orelhas, na arcada orbitaria descendo pela face até à ponta do focinho e ainda na extremidade dos membros a partir do joelho e corvilhão.

Figura 1 – Caprino da Raça Serpentina

As orelhas são grandes e pendentes ou semi-pendentes e os cornos largos e juntos na base, dirigidos para cima e para trás, divergentes nas extremidades e sensivelmente espiralados

AExploração

A exploração situa-se na região do Alentejo, distrito de Portalegre, com área total é de 400ha, 50ha cultiva-se milho, 80ha de Aveia (palha), 60ha de Trevo e Azevém, 50ha de recolha de Feno espontâneo, 20 ha de Olival, e a restante área destina-se a pastoreio permanente às diversas infra-estruturas que a exploração necessita.
Esta exploração possui 150 animais da raça Serpentina emregime extensivo.
O Parque de Máquinas

O trabalho de produção agrícola é realizado em diferentes etapas, uma vez que está sujeito à periodicidade, tanto das condições climáticas como das fases de desenvolvimento e produção da cultura. Essas etapas, que ocorrem em sequência ordenada, designam-se por operações culturais.
As diversas operações de campo, realizadas com máquinas agrícolas, devemser realizadas de maneira racional, a fim de facilitar a utilização económica das máquinas.
A selecção de máquinas agrícolas é um assunto bastante complexo devido à grande quantidade de factores envolvidos e de alternativas a considerar. Deste modo, no momento de selecção de máquinas agrícolas deve-se ter especial atenção nos seguintes pontos:
* O mercado de máquinas agrícolas;...
tracking img