Filosofia do cotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O que é o mito do cientificismo? E por que se trata de um reducionismo?
O mito de cientificismo criado pelo positivismo,diz que o único conhecimento perfeito é o cientifico.E ele se trata de umreducionismo pois valoriza exageradamente o conhecimento cientifico,excluindo assim outras formas de abordagem do real.

2. Explique por que a tecnocracia é condição da alienação.
Pois atecnocracia produz efeitos irracionais,ela aumenta o controle do homem sobre a natureza e a sociedade,trazendo conseqüências que já conhecemos como o desequilíbrio ecológico.

3. Explique como é a visãocientificista do mundo.
Segundo a visão cientificista cabe a ação humana trazer à luz as possibilidades latentes. O progresso é explicado como fenômeno linear cujo a tendência é o aperfeiçoamento humano.4. Quais são os papéis do filósofo diante da ciência?
Como a ciência não é capaz de investigar seus próprios fundamentos fica para o filosofo discutir sobre os conceitos usados,a validade de seusmétodos,do valor das conclusões e a concepção do homem subjacente a cada ciência.

5. O que significa dizer que a herança iluminista nos trouxe "luzes" e "sombras"?
Pois o iluminismo valorizava arazão onde ela representava a luz,junto com a razão valorizou a ciência e suas experimentações trazendo assim essa “luz” que seria o conhecimento destruindo(iluminando) a sombra que seria a ignorância.6. Qual é a relação entre ciência e progresso?
A relação entre as duas se da a partir das descobertas feitas pela ciência em beneficio da sociedade,trazendo junto com eles progresso para o seudesenvolvimento.

7. Que relação podemos estabelecer entre ciência e moral? Sob esse aspecto, qual é a função da filosofia?
ambas utilizam a razão instrumental, mais preocupada com os meios, épreciso investigar outro tipo de razões em outras esferas, a das vivências subjetivas, a fim de recuperar o desejo e a sensibilidade oprimidos no processo de "desencantamento do mundo", levado a efeito...
tracking img