Filosofia do cotidiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA DO COTIDIANO

ATIVIDADE II

1. O conceito pejorativo de política identificado a "politicagem" muitas vezes se deve a não separação entre o público e o privado. Explique.
2. Quecaracterísticas podemos atribuir ao poder que não encontramos na violência?
3. "A política não é ciência. É ação que se inventa. Os transformadores sabem que navegam sem mapa, campeando justiça e aemancipação dos homens." (Marilena Chaui) Explique esta frase, mostrando deque maneira ela só é verdadeira do ponto de vista de uma concepção democrática de poder.
4. Analisando as três características dademocracia, faça uma crítica da democracia no Brasil.
5. Distinga os conceitos de justiça e de força.

RESPOSTAS:
1: O conceito pejorativo da política é dado pelas pessoas desencantadas diante dacorrupção e da violência, associando-se à politicagem, falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. A política é a arte de governar, de agir o destino de uma Cidade,Estado ou País.
2: Como sendo a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. Portanto, o poder supõe dois pólos; O de quem exerce o poder; Eo daquele que o poder é exercido. Portanto, o poder é uma relação ou um conjunto de relações pelas quais indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos.
3: A política éciência, tem transformadores que já vem com um roteiro traçado, tanto os que navegam sem mapas, quanto os que navegam com mapas vão em busca de justiça e quanto mais o homem se emancipa, mais ficapreso às máquinas, isto é, na tecnologia.
4: A democracia no país tem que ser revista para que tenhamos maior controle e transparência no processo de gestão pública. A democracia Brasileira não podeser convertida em saque ao dinheiro público, em corporativismo, em fisiologismo, entre outros mecanismos que só tem aumentado os abismos sociais.Nota-se desde a abertura política e as eleições...
tracking img