Filosofia da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia da Linguagem
Filosofia e o campo que estudam a essência e a natureza dos fenômenos linguísticos, no qual é retratada por diversos filósofos.
Rousseau dizia que a linguagem era um “gritoda natureza”, como nos momentos de angustia em que era expressa para clamar socorro. Para ele a linguagem entre os homes começou "quando as ideias dos homens começaram a estender-se e a multiplicar-se,e se estabeleceu entre eles uma comunicação mais íntima, procuraram sinais mais numerosos e uma língua mais extensa; multiplicaram as inflexões de voz e juntaram-lhes gestos que, por sua natureza,são mais expressivos e cujo sentido depende menos de uma determinação anterior" em sua obra o "Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens". Além de defender que a língua éevolutiva e tem capacidade de demonstrar os sentimentos, seja com complexidade ou de forma abstrata.
Porém, George Herbert Mead um filósofo e psicólogo americano contradiz as teorias de Rousseauafirmando que a linguagem gestual surgiu à partir da linguagem falada. Ele dizia que o "...universo de discurso é constituído por um grupo de indivíduos que conduz e participa de um processo social comumde experiência e comportamento, e no qual esses gestos ou símbolos significantes têm a mesma significação, ou uma significação comum para todos os membros do grupo... Um universo de discurso ésimplesmente um sistema de significados comuns ou sociais." Ou seja, na sua concepção o homem determinava sua experiência através do universo do discurso.
Noam Chomsky ativista politico americano apresentouuma sugestiva contribuição que revolucionou a linguística ao introduzir a relação entre o pensamento e a linguagem e ele define o uso da linguagem como “gramática universal”, que relembra um pouco ateoria de Rousseau, pois seria resultado de um processo de evolução, porém na questão biológica.
Outro filósofo que apresenta teorias sobre esse estudo é Wittgenstein e foi importante em um...
tracking img