Filosofia da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA DA LINGUAGEM

POR PROFº. MSC MOISES MARCIANO PRESTES DA SILVA
FILOSOFIA DA LINGUAGEM

POR PROFº. MSC MOISES MARCIANO PRESTES DA SILVA

Boa Vista –RR

Boa Vista-RR
2010

JUL/2012

FILOSOFIA DA LINGUAGEM
 

Adaptado por Porfº. Msc. Moises M. P. da silva

USO LITERÁRIO DA LINGUAGEM
 “A mudança no campo ótico do império disciplinar tornou-se inadiável. A cooperaçãointerdisciplinar aos poucos se impôs (...) Trata-se de estabelecer e instigar esferas da coabitação, saberes reconstrutivos, lugares reciprocamente fecundantes.” (PORTELLA, 1993, pp.5-6)

O emprego da linguagem no dia-a-dia, na vida prática, bem como o seu emprego em textos técnicos, científicos são considerados usos. Para alguns estudiosos, o emprego da linguagem na literatura, ou o usoliterário da linguagem, não deve ser considerado um uso particular da linguagem como os demais, mas a sua plena funcionalidade (ou a sua plenitude funcional), isto é, a plena realização de suas possibilidades, potencialidades, virtualidades. Eugenio Coseriu chega a afirmar: “qualquer outro uso, sendo precisamente uso, é uma redução da linguagem, tal como se apresenta na literatura com o desdobramento desuas possibilidades”. (COSERIU, 1993, p.39). Considera ele o emprego da linguagem na vida prática ou na ciência uma “drástica redução da plenitude funcional da linguagem”.
Quando o fazemos, na realidade “minimizamos a linguagem”, reduzindo-a a mero instrumento de uma finalidade determinada e imediata, sendo que, em uso na literatura, a linguagem constituiria a finalidade em si mesma, o objetomaior a ser alcançado enquanto construção do sentido. (COSERIU, 1993; p.39) Muitos são igualmente os que criticam o privilégio dado à língua escrita, especialmente à língua literária, reivindicando a primazia da linguagem oral.
Cabe lembrar que, tanto na linguagem falada como na linguagem literária, o usuário da língua pode exercer sua criatividade. Poeta e falante aí se equivalem. “Enquanto poderde criação, em seu momento absoluto, linguagem e poesia se identificam”, diríamos com apoio em Sílvio Elia. (RANAURO, 1997, p.76)
Poucos além de Roman Jakobson, buscaram aplicar as técnicas de investigação lingüística, até então aplicadas à linguagem falada, à linguagem literária. Perderam ambas, a ciência lingüística e a ciência literária.
 
CIÊNCIA LINGÜÍSTICA E CIÊNCIA LITERÁRIA:
 
 A ciência lingüística é naturalmente autônoma em relação à ciência literária, e vice-versa. No nível universitário, em termos da especialização, é possível, e até pedagogicamente necessário, distingüi-las. O mesmo não se pode dizer no nível do ensino dos 1º e 2º graus. Neles, a relação entre ambas deve constituir a própria base do ensino.
Ao ensino universitário cabe preparar especialistas,técnicos da linguagem e/ou da literatura. Já o ensino da língua nos 1º e 2º graus, além de capacitar o aluno para usá-la de modo eficaz e adequado, deverá igualmente fornecer a esse aluno conhecimento sobre o funcionamento dessa língua, dando-lhe igualmente condições para compreender e apreciar a(s) sua(s) literatura(s).

A CONCEPÇÃO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Filosofia da linguagem é o ramo dafilosofia que estuda a essência e natureza dos fenômenos linguísticos. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existem no mundo. Ela trata, de um ponto de vista filosófico, da natureza do significado linguístico, da referência, do uso da linguagem, do aprendizado da linguagem, da criatividade dos falantes, dacompreensão da linguagem, da interpretação, da tradução, de aspectos linguísticos do pensamento e da experiência. Trata também do estudo da sintaxe, da semântica, da pragmática e da referência. As principais questões investigadas pela disciplina são:
* Como as frases compõem um todo significativo? O que é o significado das "partes" (palavras) das frases?
* Qual a natureza do significado?...
tracking img