Filologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A expansão territorial do Estado Romano
O Estado romano teve origem no século VIII ou IX a.C. e depois de certo tempo passando por processos políticos o império romano constitui-se como um dos maiores de todos os tempos. Embora não tenham grandes relações de afinidade com a história do latim das línguas românicas, é necessário saber que a história de Roma se divide em três fases : Realeza,República e Império, pois essas datas são principalmente para os romanistas, pontos de referência obrigatórios.
A história romana é notavelmente conhecida por dois fatores, primeiro pela democratização progressiva do poder visto que as instituições políticas vigentes, ou seja, aquelas baseadas nos patrícios, foram acompanhadas pelo surgimento de instituições representativas das classes dosestrangeiros ou da plebe, ou seja, do povo; Já o segundo consiste em sua capacidade de absorver outras povos e sua espantosa expansão territorial ocorrida entre os séculos V a.C. e II a.C. , podemos listar os principais momentos dessa expansão tendo dessa forma: conquistas da Itália peninsular, conquista da Europa mediterrânea, Gália e Europa central, Ásia menor e África e conquistas tardias.
Decadência doImpério e perdas territoriais
No século II a.C. o império Romano entra em decadência, a antes solida unidade política de Roma baseada na superioridade da mesma sobre as províncias teve seu fim causado, ironicamente, pela grande extensão do Império aliada a uma política inconseqüente, a que acarretou uma descentralização progressiva.
Predominavam no exército e na administração os habitantes dasregiões mais afastadas os próprios imperadores pertenciam as províncias e eram comandantes militares de exércitos de fronteira que subiram ao poder pela força especial das armas .Encoberto pela “Constitutio Antoniniana”,que concedia igualdade de direito a todos os súditos do império, nos preceitos de Galeno que conferia ampla autonomia militar às regiões mais afastadas e finalmente na“Tetrarquia” de Diodeciano, repartia o império em quatro regiões administrativas, divisão consumou-se em 395, quando foi desmembrado em Império Romano do Oriente com a capital Constantinopla e Império Romano do Ocidente com a capital Roma.
O poder central após uma resistência cada vez mais fraca aos bárbaros, isto é, povos não romanos que se tornavam cada vez mais numerosos que seguiam as margens de Danúbio eReno, e os quais cresciam numerosamente através de infiltrações (quantos os romanos deixavam que essas populações de estrangeiros permanecessem em seus territórios afim de aproveitassem delas contra seus invasores),incursões invasões e conquistas depois de invadido várias vezes por vários povos a número de bárbaros tornou-se ainda maior no Império durante o século V, Rômulo Augústulo foi depostodurante uma dessas invasões fato que muitos historiadores têm como marco cronológico do fim do Império Romano.
A difusão do Latim e a Romanização
Os romanos adotaram uma política considerada aberta visto que diferentemente das demais políticas que existiam naquela época permitiam que os vencidos seguissem sua própria cultura, religião e língua materna, esta excerto nos contatos entre si, pois osromanos consideravam um motivo de grande honra para si o uso do latim pelos vencidos, em suma podemos dizer que embora impunhas sem direito romano e explorassem economicamente a região, mantinham respeito pelos vencidos.
As línguas com que o latim entrou em contato através das conquistas pertenciam a diferentes famílias lingüísticas sendo assim bastante diferentes entre si. Contudo o latim nãosuplantou as línguas indígenas em todo o território e o império impôs-se como língua falada no mediterrâneo ocidental, na Europa continental, mas esteve sempre em situação de inferioridade na Grécia, Anatólia e no mediterrâneo oriental. O imperador Constantino dividiu politicamente o império romano em estado de fala e cultura latinas e um estado de fala e cultura gregas, separação esta...
tracking img