Filologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Curso de Letras
Filologia
Atividade
1. Discorra sobre a escola linguística os neogramáticos, ponderando sobre as influências, divergências em relação à escolaanterior, características principais e relevantes.

O movimento dos neogramáticos marcou um dos períodos mais significativos da linguística histórica por conferir à disciplina um caráter maiscientífico e preciso. Enquanto, os gramáticos comparados preocupavam-se com os aspectos diacrônicos da língua, como elas evoluem, buscando compará-las e assim encontrar parentescos entre as diversas línguas,os estudos neogramáticos eram caracterizados pela classificação das línguas, a evolução histórica de seus aspectos fonológicos, morfológicos e léxicos, os estudos sobre distribuição geográfica dosidiomas indo-europeus e a reconstrução da língua comum de que provinham. Entretanto, assim como a linguística comparada, os neogramáticos sofrem influência das ciências naturais e do darwinismo,atribuindo à evolução histórica das línguas a determinadas leis fonéticas, regulares e imutáveis, a partir das quais seria possível reconstruir as formas originais de que haviam surgido. Ou seja,diferentemente dos gramáticos comparados que atribuíam as mudanças das línguas aos processos de uso, os neogramáticos atribuem a uma modificação interna.
Acreditam que um primeiro tipo de causa é o de ordemarticulatória: quando se opera uma modificação no âmbito de um estado, nenhuma palavra pode “fugir” dessa modificação. Um segundo tipo de causa é de ordem analógica: os locutores tendem a agrupar aspalavras e as frases em classes, cujos elementos se assemelham pelo som e pelo sentido, e os locutores criam palavras novas capazes de enriquecer tais classes. Concluíram, assim, que não há outraexplicação para as mudanças da língua se não a histórica.

2. Comente o método comparativo.

O método comparatista origina-se utilizando em seus estudos a classificação genealógica, ou seja,...
tracking img