Filo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Filosofia e Ciências Humanas
Filosofia - Historia da Filosofia Antiga II
Docente: Christiani de Menezes
Discente: Wagner Santos Silva

Trabalho de resumo do texto: Metafísica Aristóteles – Leonel Vallandro

Aristóteles discorre sua metafísica, a partir de uma cobiça motivacional em detrimento da aquisição de um conhecimento que édenominado pelo mesmo como sabedoria; acentuando que a busca dessa aquisição é um aspecto inerente ao homem. Partindo desse pressuposto, Aristóteles classifica o conhecimento em níveis hierárquicos, onde atribui aos sentidos uma qualificação na apreensão dessa habilidade do saber.
O conhecimento é caracterizado em diversos níveis e setores ordenados por Aristóteles: a experiência, a arte, e por fim amais suprema a “ciência”. Tal ciência ou conhecimento promove a satisfação da racionalidade, quando esta, é canalizada na procura das causas primeiras ou universais; sendo este o clímax do conhecimento, pois seus objetos são os mais abstratos e menos complexos, auto suficiente. Aristóteles em sua analise dos conceitos Físicos, considerou as primeiras causas em seguintes ordens: causa material, acausa formal, a causa eficiente, e a causa final. Tal analise tem como finalidade a elaboração de testes que deem a exatidão dessas causas, e que filósofos anteriores não haviam encontrado nenhuma outra causa além dos quatros.
A metafísica aristotélica aponta-nos para os problemas em que os filósofos devem encarar e na qual acaba sendo “aporia”. Mas para o desenvolvimento da metafísica não existe emsi, uma metodologia dogmática para a elaboração da mesma e sim uma gana para descobrir a verdade em meio ao “limbo” de obscuridade. Alguns questionamentos norteiam o âmago do filosofo no que cerne a respeito da metafísica e que precisamos considerar aqui:
Primeiro, é possível uma ciência única e suprema da metafísica – uma ciência sinóptica que estude a natureza não desta ou daquela realidade,mas do real em si... (METAFÍSICA, pág. 3).

Para um aprofundamento conceitual desta problematização, percebe-se que a metafísica não consegue em sua dar conta ou deduzir a realidade em detalhe, pois existe uma multiplicidade da realidade cujas mesmas possuem uma natureza própria e que não podem ser analisadas em uma única unidade que abarque em sua totalidade, mas podem ser apreendido, tal quaisos primeiros princípios universais. Todavia Aristóteles passa a tratar a questão ser, afirmando que não é um atributo que pertença exatamente no mesmo sentido a tudo que existe; desde modo trata de uma espécie de ser, no sentido mais restrito e especifico – a saber, a substância. O ser pode ser compreendido de três formas: existencial substancial separada, mas estão sujeitos a mudar; os que sãoimutáveis, mas só existem como aspectos separáveis das realidades concretas.
Segundo, é a de saber se existem substâncias não sensíveis a par das sensíveis, e, em caso afirmativo, quais são elas. (METAFÍSICA, pag. 5).

Aristóteles esboça um raciocínio, polemizando as formas platônicas no que diz respeito à substancialidade dos universais, onde adverte que não se deve atribuir outro modo deexistência senão o que é próprio dos universais; e que não é licito postular um mundo distanciado dos universais, e compreende que é impossível pronunciar uma explicação do que seja o mundo, pois este vive em constante mudança. Aristóteles confabula a existência de substância que não derivam do mundo sensível, a saber, Deus, a inteligência e a razão humana.
Ao compreender que a metafísica estuda osprimeiros princípios da demonstração, Aristóteles instaura algumas leis que fundamentam o raciocínio lógico; tais leis compreendem na contradição e exclusão do meio termo, onde o principio diz: “O mesmo atributo não pode pertencer e não pertencer à mesma coisa, ao mesmo tempo e sob o mesmo respeito.” (Metafísica pág. 7). Nega-la deve ser realizada de modo total ou parcial sob as seguintes...
tracking img