Filos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filo Annelida

O Filo Annelida reúne os animais com estrutura corporal cilíndrica e segmentada, com evidentes anéis externos, também subdivididos internamente (verdadeira metamerização).

Esses invertebrados com simetria bilateral possuem três folhetos embrionários (triblásticos), e uma cavidade geral do organismo denominada de celoma. Na superfície externa de algumas espécies, na cutículaepidérmica, existem pequenos pelos (cerdas) que dão sustentação durante a locomoção, sendo a quantidade desses filamentos um critério utilizado na diferenciação dos organismos.

São animais exclusivamente de vida livre, com ampla distribuição geográfica, ocupando ecossistemas terrestres e aquáticos, de água doce ou salgada.

Exemplo de organismos: minhoca, um oligoqueto (poucas cerdas) comhábito terrestre; nereis, um poliqueto (várias cerdas) com hábito marinho; e sanguessuga, um hirudíneo (sem cerdas) encontrado em água doce.

Caracterização Anatômica E Fisiológica

* Sistema digestivo – a digestão é completa e extracelular, apresentando aparelho digestório compartimentado em regiões diferenciadas: faringe, papo e moela;
* Sistema respiratório – a respiração é cutânea,com trocas gasosas através da superfície corporal;
* Sistema nervoso – formado por um gânglio nervoso central ligado a um cordão ventral com numerosos nódulos;
* Sistema circulatório – fechado, apresentando vasos pulsáteis (corações laterais) promovendo a circulação do sangue;
* Sistema excretor – formado por metanefrídeos que secretam principalmente amônia.
* Respiração – Asminhocas não apresentam órgãos respiratórios especializados; as trocas gasosas com o ambiente ocorrem através de toda a epiderme (respiração cutânea). Os poliquetos também respiram pela superfície do corpo, podendo ainda ter brânquias. Nas espécies que formam tubos, as brânquias concentram-se na região anterior do corpo, projetando-se como um “espanador” para fora do tubo. Em outras espécies asbrânquias são filamentos finos e ligados às laterais de cada metâmero.

A forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. Um exemplo, são as minhocas que embora sejam animais hermafroditas, pode ou não ser necessário duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem os poros masculinos de um encostado aos receptáculossêmen/seminais de outra, possibilitando, assim, a fecundação dos óvulos pelos espermatozoides. Caso a reprodução seja assexuada, os óvulos e os espermatozoides da própria minhoca (o receptáculo seminal está sem espermatozoide caso a reprodução seja assexuada) são liberados e agregados ao muco liberado pelo clitelo. O indivíduo formado é geneticamente igual ao seu progenitor.

Filo Cnidária

O FiloCnidária, anteriormente denominado de coelencerata, abrange os animais aquáticos, de forma geral, os marinhos, contudo com alguns representantes de água doce, reunindo em sua totalidade mais de 9 mil espécies representadas principalmente por organismos que vivem isoladamente (hidras, anêmonas-do-mar) e as formas coloniais (as caravelas).
Quanto à organização corporal, esses animais são consideradosdibásticos, apresentando dois folhetos germinativos (ectoderma e endoderma), durante o desenvolvimento germinativo, que orientam a formação da estrutura de revestimento corporal em duas camadas: a epiderme e a gastroderme.
Esses animais manifestam dois tipos morfológicos: os pólipos (organismos sésseis) e as medusas (organismos livre-natantes), ambos manifestam orifício bucal por onde oalimento é ingerido, e em seguida transferido à cavidade gastrovascular responsável pela digestão parcial dos nutrientes absorvidos pelas células que revestem essa cavidade, e dessas aos demais tecidos.
Como esse grupo não possui ânus, os resíduos não metabolizados são eliminados também pela boca.
Em sua região superior, existem projeções (os tentáculos) que efetuam tanto a captura de alimentos...
tracking img