Alteridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parceiros voluntários – fundação-23/10/2009
ETIMOLOGIA
SIGNIFICADO DE ALTERIDADE
É a capacidade de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal (relação com grupos, família, trabalho, lazer é a relação que temos com os outros), com consideração, identificação e dialogar com o outro.
Exemplo do uso da palavra Alteridade:
Quando você se relaciona com outras pessoas ou grupos é precisoconhecer a diferença, compreender a diferença e aprender com a diferença, respeitando o indivíduo como ser humano psicossocial. Isso é alteridade.
ALTERIDADE E CIDADANIA
A palavra alteridade, que possui o prefixo alter do latim possui o significado de se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro. A pratica alteridadese conecta aos relacionamentos tanto entre indivíduos como entre grupos culturais religiosos, científicos, étnicos, etc. Na relação alteritária, está sempre presente os fenômenos holísticos da complementaridade e da interdependência, no modo de pensar, de sentir e de agir, onde o nicho ecológico, as experiências particulares são preservadas e consideradas, sem que haja a preocupação com asobreposição, assimilação ou destruição destas. “Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrer juntos como idiotas”(Martin Luther King).

A prática da alteridade conduz da diferença à soma nas relações interpessoais entre os seres humanos revestidos de cidadania. Pela relação alteritária é possível exercer a cidadania e estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida emque se identifique, entenda e aprenda a aprender com o contrário.

“Olhe para os dedos de sua mão. Eles são diferentes. Ainda bem. Exatamente por serem diferentes eles são harmoniosos quando vistos em conjunto. Já imaginou se eles fossem todos iguais?
Certamente teríamos dificuldade de fazer o que fazemos de maneira tão natural. A humanidade, pode-se dizer, é semelhante a uma mão. Somosdiferentes numa família. Somos diferentes numa região. Somos diferentes numa nação. A diferença é inerente, portanto, à natureza humana. Que bom que assim seja.”(Carlos Pereira).

Devido ao fenômeno da hipertrofiação do ego do ente humano, o homem tem demonstrado, ao longo de sua história, ser incapaz de reconhecer e conviver pacificamente com o diversificado, com o pluralizado. Em função dainalteridade e da anticidadania, o homemóide tem ampliado a violência generalizada, as guerras, os movimentos de intolerância, as antipatias mecânicas gratuitas, os atos de separatismos, o nefasto racismo, a exclusão, o ódio, a intolerância, a discórdia, o desequilíbrio ecológico e o seu próprio desequilíbrio. Qual seria a saída de estado caótico de da existência no Planeta Terra? Formar o educando emvalores de alteridade e cidadania, consoante o paradigma gnoseolístico.

Ao se deparar com o diverso devemos, inicialmente, retirar da mente os agentes psicológicos do preconceito e da preocupação, isto é, aqueles julgamentos pré-concebidos, que e entram em ação desnecessariamente antes do tempo e aqueles trazem uma ocupação negativa espaço mental antecipada, com perda de energia. Devemos acabar comtodo tipo de pré-conceito colocar a mente em branco para receber o conteúdo do outro sem uma opinião previamente formada. Faz necessário estar em estado de alerta percepção para entender os motivos pelos quais o outro concebe as coisas do seu jeito, estabelecer uma relação empática com o interlocutor, para finalmente, construir o ensino-aprendizado na relação, ampliar a capacidade de correlação,de interdependência, de entendimento e convivência fraternal.

No Terceiro Milênio, as práticas da cidadania e da alteridade são fundamentais diante da globalização das experiências, do ambiente plural diversificado pela globalização das relações e facilidade nas comunicações. Imprescindível até pelo clima conflituoso que cresce entre os povos.

O Dr. Samael sempre dizia que quanto maior...
tracking img