Filo chordata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O filo Chordata é um filo grande e diversificado de animais marinhos, dulcícolas e terrestres, que inclui ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Todos possuem um notocórdio dorsal, semelhante a uma haste, um cordão nervoso dorsal e fendas faríngeas. Em muitos cordados, algumas destas características são encontradas apenas nos estágios de seu desenvolvimento.
Os animais do filoChordata caracterizam-se principalmente por possuírem um tubo nervoso dorsal, cauda pós-anal, notocorda e fendas branquiais, pelo menos durante a fase embrionária. Além disso, em comum com animais de vários outros grupos, apresentam simetria bilateral, três folhetos embrionários, corpo segmentado, trato digestivo completo e celoma bem desenvolvido.
Características exclusivas dos cordados surgemdurante o desenvolvimento do embrião e podem ou não persistir nos adultos. Essas características são:
• Notocorda: estrutura que deriva do mesoderma do embrião e que corresponde a um bastonete maciço, flexível, situado na linha mediana dorsal do corpo;
• Sistema nervoso dorsal: o sistema nervoso dos cordados origina-se de invaginação do ectoderma dorsal do embrião, formando um tubo nervoso oco.Nos animais não-cordados, o sistema nervoso também é de origem ectodérmica, porém não se forma dessa maneira e é de posição ventral ou difusa.
• Cauda pós-anal: a cauda é um prolongamento do corpo posterior ao ânus.

Os cordados são divididos em três subfilos, a saber: Cephalochordata; Tunicata ( Urochordata) e Vertebrata ( Craniata).

Subfilo Cephalochordata

Conhecidos como “anfioxos”.Trata-se de um grupo pequeno, com algumas dezenas de espécies de animais marinhos. Apresentam interesse zoológico especial porque mostram de forma simples as quatro características principais dos cordados.

Subfilo Tunicata

As espécies mais conhecidas deste grupo são designadas “ascídias”. Cerca de 2.000 espécies de tunicados são hoje conhecidas, todas marinhas. Em geral, passam pormetamorfose durante o seu desenvolvimento. São organismos muito comuns, encontrados em mar aberto, fixados sobre rochas costeiras ou sobre outros substratos.

Subfilo Vertebrata

Refere-se aos vertebrados. Cerca de 50.000 espécies deste subfilo são conhecidas atualmente. Todas apresentam encéfalo grande encerrado em uma caixa craniana e uma coluna espinhal segmentada, constituída de vértebras,responsável pelo suporte axial do corpo. Uma série de características específicas permitiu que muitas das espécies deste grupo atingissem tamanho grande. Estas características referem-se aos diferentes sistemas destes organismos, que se tornaram muito mais eficientes que os dos animais de outros filos. Algumas características importantes incluem o desenvolvimento de um sistema digestivo com acapacidade de exercer movimentos peristálticos, o aparecimento de duas grandes glândulas ligadas à digestão (fígado e pâncreas), músculos que facilitam a inspiração e a expiração etc. Outra característica de extrema relevância refere-se à capacidade destes organismos de produzir energia através de um processo anaeróbico, permitindo o suprimento necessário em momentos de elevada demanda energética.Agnatha ou Cyclostomata

Grupo constituído por aproximadamente 80 espécies vulgarmente conhecidas como “lampréias” ou “peixes-bruxa”. Algumas espécies vivem na água doce e outras na água salgada. Ainda não foram registradas no Brasil.
São serpentiformes, com sete ou mais pares de aberturas branquiais, esqueleto fibroso e cartilaginoso, um único olho pineal, uma única narina, boca ântero-ventralrodeada de papilas carnosas ou tentáculos e alguns (lampréias) com dobra espiralada no intestino. Sem mandíbula (de onde vem o nome “Agnatha”), nadadeiras pares ou escamas. Alimentam-se principalmente de peixes mortos ou feridos.

Chondrichthyes (peixes cartilaginosos)

Grupo constituído por aproximadamente 900 espécies, conhecidas principalmente como tubarões, cações, raias e quimeras. São...
tracking img