Filo chordatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FILO CHORDATA

O filo Chordata é um filo grande e diversificado de animais marinhos, dulcícolas e terrestres, que inclui ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Todos possuem uma notocorda dorsal, semelhante a uma haste, um cordão nervoso dorsal e fendas faríngeas, pelo menos em alguma fase de sua vida (algumas destas características são encontradas apenas nos estágiosembrionários de alguns cordados)

Introdução
Animais de simetria bilateral, triblásticos, enterocelomados, deuterostômios. Apresentam, com exclusividade, durante seu desenvolvimento:
• Fendas na faringe ou fendas branquiais.
• Notocorda ou Chorda dorsalis que poderá ser substituída pela coluna vertebral.
• Tubo nervoso dorsal. Nos invertebrados há cordões nervosos, não tubo !
• Cauda (região docorpo, prolongada além do ânus).
Os cordados constituem um filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes. Entre estes se incluem a ascídia e o anfioxo (cordados primitivos), além dos diferentes grupos de animais vertebrados: peixes, anfibios, répteis, aves e mamíferos.
O agrupamento de organismos tão diversos em um único filo baseia-se principalmenteem aspectos do desenvolvimento embrionário. Na fase de nêurula todos os cordados exibem o mesmo padrão básico de organização do corpo, sendo possível identificar as três estruturas que caracterizam o grupo: notocorda, fendas branquias e tubo nervoso dorsal.
notocorda - estrutura de sustentação, tecido conjuntivo modificado com fibras colágenas, é um tecido não muito rígido, flexível mas difícilde quebrar, as fibras se movimentam sem partir o tecido. Possuem sistema nervoso formado por um tubo nervoso dorsal oco, apresentam a formação de fendas faríngeas perfuradas usadas principalmente para trocas gasosas e alimentação; encontra-se uma cauda pós-anal muscular em algum período de vida do organismo.
tubo neural - tubo de origem ectodérmica localizado na região dorsal do embrião, acimada notocorda. A partir do tubo neural desenvolve-se o sistema nervoso central dos cordados adultos;
fendas branquiais - aberturas laterais da faringe; origem embrionária do sistema respiratório. Nos cordados aquáticos estas fendas dão origem às brânquias dos adultos. Nos demais cordados, cujos adultos possuem respiração pulmonar, as fendas branquiais se fecham durante o desenvolvimento.
Todasestas características aparecem em alguma fase da vida, ou seja, não necessariamente precisam ser todas aparentes, porém em alguma etapa do desenvolvimento embrionário o indivíduo apresentou todas as características descritas. Nos humanos não estão presentes todas estas características, porém estiveram presentes em algum momento.
Os Echinodermatas e Chordatas possuem simetria bilateral no estágiolarval, são deuterostômios e, por técnicas modernas, descobriu-se que a estrutura das proteínas de ambos é muito semelhante.
Hoje acha-se que um ancestral dos echinodermas tenha originado os chordatas.

Um dos critérios utilizados para classificar os cordados refere-se à substituição do tecido conjuntivo, que forma a notocorda, por tecido ósseo. Em alguns cordados não ocorre estasubstituição, sendo a notocorda a única estrutura de sustentação do corpo. Os cordados em que ocorre esta substituição - a notocorda é substituída pela coluna vertebral - estão reunidos no subfilo Vertebrata. Os vertebrados são também denominados craniados, pois a porção anterior do sistema nervoso central - encéfalo - fica abrigada no interior de uma caixa óssea denominada crânio.
• Sub-filo Cephalochordata- anfioxo – 25 a 30 sp
• Sub-filo Urochordata ou tunicata - 1300 sp
• Sub-filo Vertebrados ou Craniata - 4200 sp

Algumas teorias sobre a origem dos Chordatas:
Primeira teoria, no século XIX, suponha que teriam se originado a partir de anelídios marinhos devido a sua simetria bilateral, segmentação do corpo e tubo nervoso longitudinal ventral e a dos Chordados é longitudinal...
tracking img