Ambev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Da fusão Antárctica/Brahma à fusão com a Interbrew: uma análise da trajetória econômico-financeira e estratégica da AmBev
 
AmBev from the merger of Antarctica and Brahma to the merger with Interbrew: an analysis of financial, economic and strategic progress
 
 
Marcos Antônio de CamargosI; Francisco Vidal BarbosaII
IDoutorando em Administração pelo CEPEAD-UFMG, Professor e Coordenador docurso de Administração do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH E-mail: mcamargos@cepead.face.ufmg.br
IIPós-Doutor pela Universidade de Harvard e Professor Adjunto do CAD/CEPEAD/FACE/UFMG E-mail: fbarbosa@face.umg.br
 
 

RESUMO
Criada em julho de 1999, resultante da controversa união entre as duas principais concorrentes no segmento de bebidas brasileiro – a Antárctica e a Brahma–, a AmBev, com uma gestão moderna, eficiente, voltada para resultados a curto prazo e com um controle gerencial compartilhado entre os principais executivos das duas empresas de origem, tornou-se em menos de cinco anos uma das empresas mais admiradas e bem administradas do cenário empresarial brasileiro e latino-americano. Fundamentado na teoria das fusões e aquisições, este artigo faz uma análiseda trajetória da AmBev, no que se refere a seus aspectos econômico-financeiros e estratégicos, desde a sua criação até a sua fusão com a Interbrew, cuja concretização resultou em mudanças significativas para ambas e para o segmento de bebidas nacional e internacional, visto que se trata da união de empresas líderes ou vice-líderes no segmento de cervejas em diversos países e que atuam em mercadosmundiais complementares.
Palavras-chave: Ambev, Fusões e Aquisições, Trajetória Econômico-Financeira e Estratégica.

ABSTRACT
AmBev rapidly became a well managed company, one of the most admired in Brazil and on the continent. This was in less than five years after its structure in July of 1999 with the controversial merger between Antarctica and Brahma, the two main competitors in thebeverage industry. This prominence was the result of modern and efficient management focused on short term results and control shared by the top executives of both Antarctica and Brahma. An analysis was made of the financial, economic and strategic progress of AmBev from the beginning up to the merger with Interbrew, using the Theory of Mergers and Acquisitions. After this merger both participants willundergo significant changes as will the national and international beverage segments where they enjoyed first and second places in the beer segment of several countries in addition to participating in complementary world markets.
Key words: AmBev, Mergers and Acquisitions, Economic Strategy, Financial Strategy, Strategic Actions.

 
 
1. INTRODUÇÃO
O avanço dos meios de transporte e datecnologia, principalmente dos meios de comunicação e da informática, tem contribuído para a internacionalização do capital financeiro e produtivo, a reestruturação patrimonial e societária e a desregulamentação da atividade econômica por meio da redução de barreiras alfandegárias e do aumento da competição, resultando num ambiente de mercado volátil, que tem exigido das empresas um novo posicionamentocompetitivo.
Nesse cenário, assiste-se atualmente a uma estruturação produtiva em todos os seus níveis, que se apresenta sob várias formas de parcerias e alianças empresariais, entre elas as fusões e aquisições.
O atual cenário empresarial é caracterizado pela crescente internacionalização das empresas e por um ambiente incerto de negócios, de acirrada competição, o qual, a longo prazo, devidoaos rearranjos econômicos, premia as empresas mais eficientes e que têm poder de mercado. Uma maneira rápida de uma empresa conquistar novos mercados e se consolidar no mercado é a sua combinação com outra empresa, por meio dos processos conhecidos como fusões e aquisições, ou simplesmente F&As.
Os processos de F&A que ocorrem atualmente visam basicamente o acesso a novos mercados,...
tracking img