Figuras de linguagems

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Figuras de Linguagem: Chama-se figura de linguagem ao recurso de expressão que consiste no emprego da linguagem em um contexto inesperado,seja no que diz respeito ao sentido a posição ou comunicaçãodas palavras.
Comparação: Ocorre quando por meio de um tempo comparativo explicíto,se estabelece uma relaçãode semelhança,entre dois seres diferentes.EX:Meu Primo era belo como um adones.
Metáfora:É um emprego de uma palavra,fora do seu sentido próprio,podendo ter como base na comparação substantiva,em que o elemento comparativo esta implícito,ou ser motivada por nosso conhecimento prévio.Catacrese:É a utilização de um termo fora de seu sentido literal por não haver uma palavra apropriada para expressar o que se pretende.Nesse caso o uso da palavra já esta incorporado a língua,para suprira falta de um termo exato.EX:Ninguém coça as costs de cadeira,Ninguém chupa a manga da camisa.
Metonímia:É o emprego de um termo por outro,com o qual mantém uma relação de contigüidade,de inclusão,deinterdependência ou de coexistência.
Antonomásia: É a substituição de um nome por uma expressão que identifica a coisa ou pessoa,salientando suas qualidades ou um fato notável.EX:A dama do teatrobrasileiro foi indicada para o OSCAR.
Sinestesia:Consiste na mistura de sensações que produzem forte sugestão.EX:Meu Deus!Como é sublime um canto ardente..
Antítese:Consiste no emprego de palavras ouexpressões de sentidos opostos para caracterizar um mesmo elemento,que acabam por realçar o contraste de significados.EX:De vós me aparto ó vida!Em tal mudança.
Paradoxo ou Óximoro:Representa aaproximação de termos ou idéias contraditórias associados a uma só idéia.EX:Amor é um fogo que arde sem ver.
Eufemismo;Representa o emprego de palavras ou expressãoes suaves no lugar de outrasconsideradas desagradáveis ou chocantes.EX:Era uma estrela divina...
Ironia: Consiste em afirmar o oposto do que dizer.EX:Quem me dera ouvir de alguém a voz humana.
Hipérbole:É o uso de uma expressão...
tracking img