Cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (706 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTRIBUIÇÃO DE DURKHEIM PARA A SOCIOLOGIA

A sociologia como uma ciência surge a partir dos seus quatro pilares, Renascimento, Revolução Industrial e Francesa e Iluminismo, entre os séculos XVII eXIX, que transformaram a sociedade e o pensamento humano. Juntamente a este contexto de mudanças e nas trocas culturais promovidas pelo imperialismo, surgem dentro da sociedade novos questionamentosque necessitam serem explicados, como por exemplo, a ideia de superioridade europeia sobre a inferioridade africana.
O primeiro passo para estabelecer a sociologia como ciência seria necessárioestabelecer o seu objeto de estudo e a metodologia a ser empregado sobre o objeto de estudo. Muitos foram as contribuições de Comte, Durkheim, Webber, Karl Marx e outros em estabelecer o objeto de estudo,o ser humano e suas relações com os indivíduos e o meio em que vivem na coletividade Entretanto o primeiro a colocar a sociologia como ciência foi Augusto Conte, considerado o pai da sociologiaestabelecendo as características da nova ciência, na França do século XIX no chamado corrente do pensamento “física social”.
O Positivismo de Comte (1798 – 1857) pregava a observação direta da sociedade edas leis da natureza da vida social, que ocorrem de forma independente da vontade humana, utilizando os métodos e processos das ciências naturais, com “princípios reguladores do mundo físico (natural)e do mundo social, evolucionismo e cientificismo, devendo se limitar a observar e explicar as causas dos fenômenos de forma objetiva, neutra, livre de valores e ideologias.
Outro colaborador para ofortalecimento da sociologia como ciência e o seu primeiro teórico foi Emile Durkheim (1858 -1917), Escola Sociológica Francesa. Também positivista e fortemente influenciado pelo evolucionismo,Durkheim considera o objeto de estudo os fatos sociais, possuindo três características:
• Coerção: - força que os fatos exercem sobre os indivíduos, que se submetem às regras da sociedade em que vivem;...
tracking img