Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
FIORINI, H. J. Tipos de intervenção verbal do terapeuta. In: Teoria e técnicas de psicoterapias. Ed Francisco Alves, RJ, 1999. Cap. 10.

Um dos recursos essenciais ao longo de todoprocesso terapêutico é interrogar, levando em consideração que o perguntar em demasia seja uma das primeiras regras de uma técnica psicoterapêutica eficiente.
O ato de perguntar pode transmitir umrespeito do terapeuta pelo paciente, por ser uma ação não-esquemática, sendo também uma maneira de analisar como o paciente vê sua própria situação.
É necessário trabalhar sobre as situações de realidadedo paciente, indagando a complexidade psicológica dessas situações, contidas muitas vezes nos detalhes.
Ao longo da psicoterapia podemos também dramatizar situações, supor acontecimentos, exercitandocom o paciente uma constante ampliação do campo perceptivo e resgatando fatos e relações do seu mundo emocional, passando dos dados iniciais da experiência à análise minuciosa das situações.
Outroaspecto muito importante na psicoterapia é a informação ao paciente. A partir do momento que você proporciona ou facilita uma informação geral que demarca problemática do paciente, você cria umaperspectiva para o paciente, ele deixa de ver seus problemas como algo que só acontece com ele. Essa informação pode ser dada através de bibliografias que o psicólogo pode indicar ao paciente.
Para seestabelecer uma relação madura com o paciente, é necessário capacidade do terapeuta de aturar de forma flexível com retificações e confirmações dos enunciados do paciente.
É interessante também fazerintervenções. Após escutar o paciente, o terapeuta relata uma breve “história”, ele basicamente fala o que entendeu dos relatos do paciente, fazendo assim com que ele perceba a própria experiência,percorrendo os acontecimentos e vivências.
Destaca-se também a importância da síntese, das recapitulações que o terapeuta faz ao paciente, recortando os elos de uma sequência, chamando atenção para...
tracking img