Sobre intligencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
tea
A INTELIGÊNCIA
A inteligência é a solução de um problema novo para o indivíduo, é a coordenação dos meios para atingir um certo fim, que não é acessível de maneira imediata; enquanto opensamento é a inteligência interiorizada e se apoiando não mais sobre a ação direta, mas sobre um simbolismo, sobre evocação simbólica pela linguagem, pelas imagens mentais, etc.
Essa capacidade de pensar,da qual somos dotados, sempre foi objeto de curiosidade dos filósofos, e dentre eles, dos psicólogos. Como pensamos? Como resolvemos os problemas que se nos colocam?
Foi a partir de questões assimque se iniciaram investigações científicas para a compreensão da gênese do pensamento humano, ou seja, de como se elabora, como se estrutura essa capacidade. Um dos mais pesquisados aspectos, aINTELIGÊNCIA.

SOMOS SERES PENSANTES
Somos seres pensantes. Pensamos sobre as coisas passadas, projetamos nosso futuro, resolvemos problemas, criamos, sonhamos, fantasiamos. somos até capazes de nos tornarobjetos da nossa própria investigação. Fazemos ciência, poesia, música, construímos maquinas incríveis transformamos o mundo em símbolos e códigos, criando linguagem que nos permite a comunicação e opensamento. Não há duvida de que somos uma incrível espécie de seres.
CONCEPÇÕES DE INTELIGÊNCIA
Houve várias teorias sobre inteligência: as que postulavam a existência de várias faculdadesdiferenciadas e as que defendiam a existência de múltiplas aptidões independentes.
Alguns consideravam um indivíduo inteligente na medida em que fosse capaz de um pensamento abstrato; para outros ainteligência era a capacidade de se adaptar ao ambiente ou a capacidade de adaptar-se a situações relativamente novas, ou ainda a capacidade de aquisição de novos conhecimentos.

DUAS ABORDAGENS DAPSICOLOGIA
Podemos dizer que os psicólogos dividiram-se em dois grandes blocos, quanto à compreensão desse aspecto do pensamento (cognição) humano: a abordagem da Psicologia Diferencial e a abordagem da...
tracking img