Fichamento - a luta pelo direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

IHERING, Rudolf von. A Luta pelo Direito. Tradução: (Der Kampf ums Recht – José Tavares Bastos). Digitalizado 1. ed. (1909) – Versão para eBook – eBooksBrasil.com.
Odireito não é uma idéia lógica, porém idéia de força; é a razão; é a razão porque a justiça, que sustenta em uma das mãos uma balança em que pesa o direito, empunha naoutra a espada que serve para fazê-lo valer.
Bem como a própria obra diz no título, o Direito é uma luta constante contra aquilo que tenta afetá-lo. No trecho acima, a justiça se faz fortecom uma espada para que o Direito, a balança, possa ser efetivo. O livro trata do Direito com enfoque na espada, na luta já travada e nas batalhas futuras contra a injustiça, contra qualquer coisa oupessoa que tentar corromper os ideais do Direito de uma determinada sociedade.
Para Ihering, o Direito é uma força viva, que depende da manutenção feita pela sociedade. Sem a iniciativa das peçasque compõem a sociedade, o Direito não floresce afinal ele não é passivo e inato do Homem, mas um ideal, que depende da consciência do Homem. Sem a consciência, tudo aquilo idealizado não passa deUtopia. Felizmente, temos o aparato estatal de prontidão para a veiculação dos ideais do Direito de diversas formas.
Seria muito romântico acreditar que sem ação o Direito seria executado. A dor, aluta, tudo faz parte da essência da busca travada por nações, organizações e povos na conquista de Direitos. Infelizmente, no Brasil, nunca foram travadas verdadeiras lutas para conquistas, então, comonão houve lutas, está impregnado na nossa cultura certo comodismo. Não havendo então essas batalhas constantes pelo Direito na nossa sociedade, surgem, frequentemente, problemas relacionados ainjustiças. Uma sociedade é a imagem daquilo que pensa, opera e sente os indivíduos que a compõem. Se se espalha pela sociedade um comodismo, uma falta de batalhas pelos direitos, então a sociedade, como um...
tracking img