Fichamento teoria do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE LEITURA (fichamento)

HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento.
Trad. Antônio Correia. 8. ed. Coimbra:
Arménio Amado, 1987.


O primeiro capítulo denominado “Essência da Filosofia” (p. 8) traz a afirmação de que a teoria do conhecimento é uma disciplina filosófica. Inicia-se, desse modo, uma análise de “filosofia” a partir do significado da palavra. Filosofia significa amorpela sabedoria, pelo conhecimento. Mas somente essa definição não é suficiente. Busca-se, portanto, um conteúdo objetivo comum nos diversos sistemas que formaram a representação geral da filosofia. Se tomados, como início, os sistemas de Platão e Aristóteles, Descartes e Leibnitz, Kant e Hegel, nota-se que a concepção de filosofia é comum a todos eles no sentido de afirmar-se simultaneamente emduas coisas: a concepção do eu (microcosmos) e a concepção do universo (macrocosmos). Tem-se designado Sócrates como o criador da filosofia ocidental. Estes dois elementos intercalam-se e completam-se. Pelo processo indutivo, define-se filosofia como uma tentativa do espírito humano para chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão sobre as suas funções de valor teóricas e práticas.Entre as funções superiores do espírito e da cultura estão a ciência, a arte, a religião e a moral. Na análise da relação entre essas funções e a filosofia, conclui-se que a moral volta-se para o lado prático do ser humano, enquanto a filosofia situa-se totalmente no lado teórico. Porém, esta possui ainda duas faces: uma dirigida á religião e à arte e outra dirigida à ciência. Tem de comum comaquelas a direção ao conjunto da realidade e com esta, o seu caráter teórico. (p. 9-18)
Quanto à posição da teoria do conhecimento no sistema filosófico, verifica-se que a esfera total da filosofia divide-se em teoria da ciência, teoria dos valores e concepção do universo. A concepção do universo divide-se em metafísica e em concepção ou teoria do universo. A teoria dos valores divide-se em ética,estética e filosofia da religião. A teoria da ciência divide-se em formal (lógica) e material (teoria do conhecimento). A teoria do conhecimento ainda se subdivide em geral e especial. A primeira investiga o pensamento e objeto em geral enquanto a segunda analisa os princípios e conceitos fundamentais em que se exprime a referência do nosso pensamento aos objetos. (p. 21)
A partir de uma análiseda história da teoria do conhecimento, nota-se que esta passa a ser considerada disciplina autônoma na Idade Moderna e considera-se John Locke como o seu fundador. Em seu livro “Ensaio sobre o entendimento humano” tratou da essência, origem e certeza do conhecimento humano. Como fundador da teoria do conhecimento dentro da filosofia continental apresenta-se Manuel Kant. Em “Crítica da razão pura”forneceu suporte teórico a este conhecimento científico da natureza. (p.23)
Sabe-se que a teoria do conhecimento é definida como a interpretação filosófica do conhecimento humano. Mas, faz-se necessário descrever o que é chamado “conhecimento”, e a este método de descrição denominamos “fenomenológico”. O conhecimento apresenta-se como uma relação entre sujeito e objeto. Visto pelo objeto, oconhecimento reside na transferência das propriedades do objeto para o sujeito, ou seja, fala-se de uma determinação do sujeito pelo objeto. Observa-se, também, que o conceito de verdade relaciona-se intimamente com essa essência do conhecimento. Um conteúdo é considerado “verdadeiro” quando está em concordância com seu objeto. É a relação entre conteúdo e pensamento, da imagem e com o objeto. Sãotrês elementos principais do conhecimento: o sujeito (esfera psicológica), a imagem (esfera lógica) e objeto (esfera ontológica). Contudo, nem a lógica, nem a psicologia, nem a ontologia podem resolver o problema do conhecimento. Têm-se, então, uma nova disciplina: a teoria do conhecimento. A função dessa teoria não é simplesmente a descrição do fenômeno e não será suficiente limitar-se ao método...
tracking img