Processo gerenciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
lp_logo_anhanguera.png

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE CATALÃO

CST EM LOGÍSTICA

PROCESSOS GERENCIAIS

FERNANDO PAULO C.M.V. BRANCO - RA 400995

GILCLEUMA FERNANDES DE MELO OLIVEIRA - RA 390695

PROFESSOR: Lincon Lopes

Catalão, GO 20 de Setembro de 2012

INDICE

1. INTRODUÇÃO pág. 3

2. A ADMINISTRAÇÃO: ONTEM E HOJE pág. 4

3. O PROCESSO ADMINISTRATIVO pág. 73.1 Planejamento pág. 7

3.2 Organização pág.11

3.3 Direção pág.12

3.4 Controle pág.12

4. ESTUDO DE CASO

4.1 Introdução pág.15

4.2 Planejamento pág.15

4.3 Organização pág.16

4.4 Direção pág.17

4.5 Controle pág.17

5. CONCLUSÃO pág.18

BIBLIOGRAFIA pág.19

1. INTRODUÇÃO

A elaboração deste relatório final tem como objetivo a apresentação de um trabalho escritoque revele uma súmula dos conhecimentos adquiridos durante o presente período escolar.

É sem dúvida muito importante para o aluno que frequenta o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Logística, possuir conhecimentos na área dos processos gerenciais que lhe permitam ter uma visão o mais abrangente possível do Processo Administrativo, partindo à descoberta dos diferentes elementos daAdministração: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

O tentarmos seguir, (passo a passo e etapa a etapa), a proposta de trabalho que nos foi feita, nos conduziu à aquisição de conhecimentos e novas aptidões na área da Administração, e não só, dado que as pesquisas bibliográficas comparativas que nos iam sendo sugeridas nos remetiam para um vasto mundo de conhecimento de índole científico-técnica ecultural.

Neste mundo globalizado e em rápida mudança, permanece em nós uma enorme e firme crença de que com o nosso esforço, podemos todos fazer cada vez mais e melhor.

2. A ADMINISTRAÇÃO: ONTEM E HOJE

O Homem é um ser social. Em todas as facetas da sua existência a sua tendência é gregária, tende a se juntar a outros com as mesmas afinidades ou objetivos, de modo a conseguir satisfazermelhor as suas necessidades. Dessa sua característica, que podemos considerar natural, nasceram as organizações.

Ao longo da história da humanidade sempre existiu o trabalho organizado, quer o baseado na mão de obra de um artesanato primitivo desenvolvido em pequenas oficinas usando ferramentas e tecnologias rudimentares, como o que recorria a pessoal não qualificado que trabalhava naagricultura e grandes construções. Quanto ao comércio, a forma mais antiga e tradicional era a que se baseava nas trocas locais.

Com a invenção da máquina a vapor por James Watt, em 1776, deu-se a partir de 1780 até 1860, a chamada 1ª Revolução Industrial, que durante o século que se lhe seguiu produziu mais mudanças políticas, sociais e econômicas do que o anterior milênio. Iniciou-se na Inglaterramas, rapidamente se disseminou por todo o mundo civilizado. Com a máquina a vapor, alimentada a carvão surgem fábricas mecanizadas, onde o esforço humano é substituído pela força motriz. Os transportes também beneficiam desta nova fonte de energia, quer pelo surgimento, em terra, das grandes linhas de caminho de ferro, quer pela navegação marítima e fluvial. É neste período que também se desenvolvemas comunicações pelo telégrafo e os correios criam o selo postal.

Até ao início da 2ª. Guerra Mundial decorreu uma outra fase do desenvolvimento industrial a que se denominou 2ª Revolução Industrial. Tão importante como a primeira, para o desenvolvimento da humanidade, neste período se introduzem novas fontes de energia. A eletricidade substitui o vapor, a maquinaria evolui no sentido de seadaptar a novas exigências. A ciência incrementa o desenvolvimento tecnológico e industrial e como diz o poeta de língua portuguesa e professor universitário António Gedeão no seu poema “Pedra filosofal”: “… E que sempre que o homem sonha, O Mundo pula e avança, Como bola colorida entre as mãos de uma criança…”. É um período de grandes avanços: nos transportes, com o automóvel e o avião; nas...
tracking img