Taylorismo e fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORDISMO

O Fodismo é um modelo de produção em massa realizado pelo empresário Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, esse modelo revolucionou a indústria automobilística a partir de1914, quando introduziu a primeira linha de montagem automatizada. Ford utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolveu outras técnicas avançadas paraa época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros, a plantação de seringueiras, até a siderúrgica.



Nesse contexto, destacam-sedois modelos de fabricação: o artesanal, de Rolls Royce, e o de construção de grandes séries, de Henry Ford, no modo artesanal, construíam-se e ajustavam-se as peças em cada carro, que compreendianum trabalho mais lento, portanto de maior qualidade, mas de alto preço. Já no Fordismo, a fabricação em série implicou na queda da qualidade dos veículos. Em contrapartida, o carro ficou maisbarato, tornando-o um meio de transporte acessível às pessoas. Essa cadeia de montagem em massa se intensificou na segunda década do século XX.

TAYLORISMO

Taylorismo é uma concepção deprodução, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qualexpôs seu método.


A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. Aorganização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.




Algumas caracteristicas do Taylorismo:

- Racionalização da produção.
- Economia demão-de-obra.
- Aumento da produtividade no trabalho.
- Corte de “gestos desnecessários de energia” e de “comportamentos supérfluos” por parte do trabalhador.
- Acabar com qualquer desperdício de...
tracking img