Fichamento reinaldo pontes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

1. PONTES, Reinaldo Nobre. A mediação. In Mediação e Serviço Social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica e sua apropriação pelo serviço social. São Paulo: Cortez; Belém, PA:Universidade da Amazônia, 1995. (pp 54-57 e 76-88)

1ª parte - Resumo da obra
Páginas 54-57
O texto traz uma abordagem do que vem a ser mediação na perspectiva Hegeliana. Para este a categoriamediação é apontada sob dois aspectos, o da totalidade e o da negatividade. A primeira procura articular-se de forma dinâmica entre as partes interagindo entre si e com o todo, não se esquecendo que cadaparte se constitui em uma totalidade parcial e complexa. Pode-se inferir aqui que a mediação faz parte de um processo dinâmico onde estão incluídos vários atores que se articulam entre si. Conformeapreendido a mediação enquanto parte da dialética é o estudo do ser, pois constitui-se de processos concretos, sendo responsável por sua complexidade. A segunda para Hegel é nada mais que a própriamediação, já que é ela a força motriz de todo os processos presentes na totalidade. Hegel utilizou-se da mediação em contra partida ao formalismo. Ele refere no texto que a mediação vem por em evidênciaa palavra dialética, já que ela faz transparecer as articulações categoriais de seu eixo central, que é a totalidade e a negatividade. “Para ele, a verdade encontra-se no todo que, por sua vez, nãopode ser encontrado na superfície da imediatidade, que essencialmente é resultado”. Hegel é um pensador que vem por em cheque-mate toda aquela tradição filosófica anterior a ele, apresentando novasdivagações ao pensamento ocidental.

Páginas 76-88
Aqui compreende-se a categoria de mediação, fazendo-se uma abordagem sob alguns aspectos. A mediação na categoria ontológica em Marx é tida comocomponente estrutural do ser social, a este assunto dois temas são apresentados:
- mediação e filosofia – dentro desta concepção é Hegel que vem romper com o tradicionalismo de mediação firmada lá em...
tracking img