Fichamento keynes capitulos 13 e 15

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No capítulo 13 de sua obra, Keynes começa analisando as preferências psicológicas do individuo, onde ele se depara com dois conjuntos de decisões. A primeira ele denomina de propensão a consumir, aqual já foi vista, e a segunda é definida como a preferência pela liquidez, a qual ele dá mais enfoque nesse capitulo como no trecho a seguir:
“Uma vez tomada esta decisão, porém, outra o espera, asaber, em que forma conservará o poder de comando sobre o consumo futuro, quer de sua renda corrente, quer de sua poupança anterior. Deseja conservá-lo sob a forma líquida imediata (isto é, em dinheiroou seu equivalente)? Ou está disposto a alienar esse poder aquisitivo imediato por um período específico ou indeterminado, deixando à situação futura do mercado a fixação das condições em que pode,se necessário, converter o poder de comando postergado sobre bens específicos em poder aquisitivo imediato sobre bens em geral? Em outras palavras, qual é o grau de sua preferência pela liquidez, ondea preferência pela liquidez do indivíduo é representada por uma escala do volume dos seus recursos medidos em termos monetários ou em unidades de salário, que deseja conservar em forma de moeda emdiferentes circunstâncias?”
O autor cita ainda, a importância da moeda e da taxa de juros para a tal:
“A preferência pela liquidez é uma potencialidade ou tendência funcional que fixa a quantidade demoeda que o público reterá quando a taxa de juros for dada; resulta daí que r é a taxa de juros, M a quantidade de moeda e L a função da preferência pela liquidez, teremos M = L(r). Isto mostraonde e como a quantidade de moeda entra no esquema econômico”
Keynes ainda diz que há uma condição necessária para que haja essa preferência pela liquidez, a qual ele denomina de incerteza:
“Estacondição necessária é a existência de incerteza quanto ao futuro da taxa de juros, isto é, quanto ao complexo de taxas para vencimentos variáveis a prevalecer em datas futuras; pudéssemos, pois,...
tracking img