Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
CONCEITO E AMPLITUDE DO PLANO DE CARREIRA
Este capitulo se resume na abordagem do conceito de plano de carreira onde deixa claro que se tem de planejar e estruturar os estágios a serem evoluídos e faze-lo de uma maneira formal (escrita) para que se possa ser analisadas e modificada conforme o passar do tempo.
O plano de carreira tem como objetivo direcionar profissionalmente aspessoas utilizando e organizando seus conhecimentos, ideias e as suas ambições para conquistar o sucesso em sua evolução, seja numa empresa como colaborador, ou seja, como autônomo.
Sempre devemos levar em consideração, as pessoas que elaboram o plano, as empresas e aplicar uma abordagem estratégica onde devemos analisar as oportunidades do mercado bem como desenvolver novos conhecimentos dentreoutros aspectos concentrando a atenção nos objetivos traçados.

Capitulo 2
METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DO PLANO DE CARREIRA
Apresenta-se neste capitulo as fases e etapas a serem seguidas bem como os fatores e precauções na elaboração e aplicação do plano de carreira.
As fases descritas neste capitulo são:
Analise do mercado atual e futuro – nesta fase é analisado o mercado detrabalho identificando os aspectos bons e ruins.
Analise da vocação e da capacitação profissional – a ideia desta fase é analisar a real vocação profissional bem como a sua capacitação.
Estabelecimento da vantagem competitiva – tem-se nesta fase uma visão geral de seus concorrentes no mercado de trabalho.
Estabelecimento dos objetivos e estratégias – o plano de carreira tem de ter objetivos e comose chegar a estes objetivos.
Estabelecimento do código de ética profissional – a finalidade desta fase é determinar parâmetros, normas de conduta e orientação da pessoa considerando o certo e o errado.
Analise da evolução profissional – acompanhar e aprimorar em tempo real todo o processo do plano de carreira.

Capitulo 3
ANALISE DO MERCADO ATUAL E FUTURO
Neste capitulo, o autor apresentaquatro etapas para que possamos efetuar a analise de mercado, utilizar o resultado identificando as oportunidades e ameaças que futuramente podem ocorrer. Estas etapas se dividem em:
Estabelecimento da visão – onde a pessoa que estiver montando seu plano de carreira tem como foco principal, o que quer ser em um determinado período.
Estabelecimento dos valores pessoais – se baseia simplesmente emprincípios éticos e crenças;
Identificação das oportunidades e ameaças – analisar o mercado de trabalho em busca das melhores oportunidades levando em conta a expectativa profissional e o ciclo de vida dessas oportunidades;
Debate de cenários – reporta-se a economia nacional, mundial e suas situações.

Capitulo 4
ANALISE DA VOCAÇÃO E DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Neste capitulo e apresentada aanalise da vocação e capacitação profissional bem como a postura estratégica para ser aplicada à área de atuação escolhida.
A vocação profissional de cada um é a aptidão para uma atividade onde devemos considerar dentre outras coisas:
• O conjunto dos conhecimentos e habilidades;
• Foco de atuação;
• Resultados;
• Evolução profissional.
A capacitação profissional é adquirir e aplicarconhecimentos em processos e atividades profissionais em uma empresa. Para manter a capacitação profissional com solidez, devemos estar sempre atualizando nossos conhecimentos e habilidades e sempre ter atitude para tomar as decisões necessárias.


Capitulo 5
ESTABELECIMENTO DA VANTAGEM COMPETITIVA
Nesta fase é aplicada e estabelecida nossavantagem competitiva, ou seja, o diferencial que pode fazer com que uma empresa compre ou contrate nossos serviços, onde devemos levar em conta:
A analise dos concorrentes;
Como se estabelecer a vantagem competitiva.
A analise dos concorrentes deve ser feita com foco em uma determinada atividade, previamente escolhida, acompanhando o que está acontecendo no mercado, participando de...
tracking img