Ultra-sonografias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ULTRA-SONOGRAFIAS OBSTÉTRICAS E GINECOLÓGICAS
Ultra-sonografias Obstétricas
As ultra-sonografias obstétricas são úteis para (1) confirmar a gravidez; (2) facilitar amniocentese por localização de um acúmulo adequado de líquido amniótico; (3) determinar a idade fetal; (4) confirmar gravidez múltipla; (5) determinar o crescimento fetal é normal, através de exames seqüenciais; (6) determinar aviabilidade fetal; (7) localizar a placenta; (8) confirmar a presença de massas associadas à gravidez; (9) identificar gravidez pós-madura (aumento da quantidade de líquido amniótico e do grau de calcificação placentária); e (10) como orientação para biópsia da vilosidade coriônica (BVC), transferência de embrião, retirada de dispositivo intra-uterino (DIU) e coleta de amostra de sangue da veiaumbilical por punção percutânea (SVUP). A idade da gravidez pode ser determinada com precisão considerável, se for realizada a ultra-sonografia com 20 semanas de gestação e feito um exame de acompanhamento com 32 semanas. Essa confirmação é mais importante quando há previsão de parto prematuro e deseja-se evitar a prematuridade. As situações em que é útil determinar a duração da gravidez incluemdiabetes materno, imunização Rh e trabalho de parto prematuro.
Valores de Referência
Ultra-sonografia Obstétrica Normal
Imagem normal da posição, tamanho e estrutura da placenta.
Posição e tamanho normais do feto com sinais de movimento fetal, atividade cardíaca e atividade respiratória.
Volume adequado de líquido amniótico.
Anatomia intracraniana, torácica e abdominopélvica fetal normal;visualização dos quatro membros.
Procedimento
1. Colocar a gestante em decúbito dorsal, com o abdome exposto durante o exame. Isso pode causar alguma dispnéia e síndrome de hipotensão em decúbito dorsal, que pode ser aliviada elevando-se parte superior do corpo, ou colocando a paciente em decúbito lateral.
2. Realizar a ultra-sonografia transabdominal no segundo trimestre quando a pacienteestiver com a bexiga cheia. São feitas exceções quando a ultra-sonografia é realizada para localizar a placenta antes de amniocentese, para avaliação de incompetência cervical ou durante o trabalho de parto. A bexiga cheia permite ao examinador avaliar a verdadeira posição da placenta, reposiciona o útero e atua como janela sônica para os órgãos pélvicos.
3. Aplicar grande quantidade de um agenteacoplamento (gel, loção ou óleo mineral de transmissão especial), na pele, para evitar que o ar absorva as ondas sonoras. O examinador move lentamente o transdutor sobre todo o abdome para obter uma imagem do conteúdo uterino.
4. Realizar exame endovaginal (transvaginal) durante o primeiro trimestre. Atualmente, a maioria dos laboratórios usa técnica transvaginal para realizar ultra-sonografiasobstétricas. Esse método não requer que a bexiga esteja cheia. Um transdutor fino, apropriadamente protegido e lubrificado, é introduzido delicadamente na vagina. Como as ondas sonoras não precisam atravessar o tecido abdominal, é obtida uma imagem com detalhes excelentes.
5. Informar à paciente que a duração do exame é de aproximadamente 30 a 60 minutos.
Implicações Clínicas
1. Duranteo primeiro trimestre, podem-se obter as seguintes informações:
a. Número, tamanho e localização dos sacos gestacionais.
b. Presença ou ausência de atividade cardíaca fetal e movimento corporal.
c. Presença ou ausência de anormalidades uterinas (p. ex., útero bicorno, miomas) ou massas anexiais (p. ex., cisto ovariano, gravidez ectópica).
d. Determinação da idade gestacional.
e.Presença e localização de um DIU.
2. Durante o segundo e o terceiro trimestres, a ultra-sonografia pode ser realizada para obter as seguintes informações:
a. Viabilidade fetal, número, posição, idade gestacional, padrão de crescimento e anormalidades estruturais.
b. Volume de líquido amniótico.
c. Localização, maturidade e anormalidades da placenta.
d. Miomas e anomalias...
tracking img