Fichamento - estudos sobre a cidade: antecedentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Estudos sobre a cidade: Antecedentes
2.1 O estudo das sociedades primitivas e das complexas (urbano-industrial) podem seguir o mesmo método, o da observação,usadas por antropólogos como Boas e Lowie, para investigar concepções gerais da vida.
2.2 O homem civilizado é um objeto de estudo tão interessante quanto oprimitivo, e ao mesmo tempo sua vida é mais aberta à observação e aos estudos.
2.3 A produção antropológica na área de questões urbana possui um alto grau decomplexidade, e é pouco sistematizada o que dificulta a compor referências.
2.4 Tenta-se encontrar tais referências nas obras de antropólogos como Ferdinand Tonnies eGeorg Simmel, em busca de pistas que permitam demarcar a especificidade do fenômeno urbano sobre suas questões relativas à cidade e à sua dinâmica.
2.5 A partir deTonnies, o fenômeno urbano acontece pela transformação da vida baseada em uma economia doméstica para uma produção voltada para o mercado (Revolução Industrial).2.6 Para Simmel, a partir da oposição criada por Tonnies, é possível contrastar o homem metropolitano (intelectual, calculista e reservado) com o da pequena cidade(emocional).
2.7 O conceito da dinâmica urbana, é dada pelo efeito de dominação e invasão, provocadas pelas correntes migratórias, que trazem mudanças marcantese muito rápidas, delimitando áreas.
2.8 Comunidade é definida por relações simbióticas e sociedade por comunicações entre seus membros que compartilham ideiascomuns.
2.9 “Para fins sociológicos, uma cidade pode ser definida como um núcleo relativamente grande, denso e permanente, de indivíduos socialmente heterogêneos”.
tracking img