Trabalhos feitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



[pic]



Qualidade de vida - “É uma noção associada ao meio ambiente, no sentido de ser resultado dos fatores que pressionam e interagem com a comunidade”.











Índice





Engenharia Ambiental 3

Histórico 3Subdivisão de Engenharia Ambiental 3

Engenheiro Gestor Ambiental 4

Engenheiro de Tecnologia Ambiental 4



Perfil do Profissional 4



Como Funcionam os Cursos Formadores 4



Estabelecimento da Grade Curricular 5



Salário da Classe 17



Fonte 17



Engenharia ambiental

O engenheiroambiental atua na preservação da qualidade da água, do ar e do solo a partir do diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes urbanos e rurais. As funções do profissional da área incluem investigação, avaliação, adaptação e implantação de sistemas de produção ambientalmente viáveis, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição e o monitoramento dos processos e atividades causadores deimpactos ambientais. É ele, também, que prepara empresas e organizações para receber licenças ambientais de funcionamento.
O mercado de trabalho do engenheiro ambiental é bastante promissor. A formação multidisciplinar é essencial. Como o currículo tem disciplinas de Exatas e Biológicas, ele está capacitado a participar de todas as etapas necessárias à resolução ou minimização de problemasambientais.
O mercado procura engenheiros ambientais que busquem justamente introduzir fatores de equilíbrio ambiental. Isso ocorre em obras civis, no desenvolvimento de processos industriais e no planejamento de áreas urbanas e rurais.
As melhores oportunidades de emprego ainda estão concentradas nas cidades mais industrializadas das Regiões Sudeste e Sul.
As principais chances ocorrem em centros depesquisa, órgãos executores de gerenciamento e controle ambiental, organizações não-governamentais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica e vigilância sanitária, universidades e indústrias das mais variadas atividades. Empresas de consultoria privada e instituições encarregadas da definição de políticas públicas ambientais também são potenciais empregadores.
De modo geral, o que omercado busca, além de competência técnica, são pessoas criativas, curiosas, com boa cultura humanista, habilidade para comunicar idéias e rapidez de raciocínio. Como o engenheiro ambiental vem sendo cada vez mais solicitado, características pessoais dentro do perfil desejado podem facilitar uma rápida inserção no mercado de trabalho.



Histórico:

O Curso de Graduação em EngenhariaSanitária e Ambiental, foi implantado na UFSC em 1978 sob a denominação Engenharia Sanitária. Ele teve origem nas recomendações do PLANASA (Plano Nacional de Saneamento) como elemento contribuinte para recuperação da deficiência no setor de saneamento do país.
Em 1982 foi diplomada a primeira turma de engenheiros sanitaristas da UFSC.
Em 1997 a denominação do curso foi alterada para EngenhariaSanitária-Ambiental e, a partir de 2004, para Engenharia Sanitária e Ambiental.
Quando da sua criação o curso admitia 40 alunos anualmente. Este número foi ampliado para 80 vagas a partir de 1995.
Atualmente, todas as publicações especializadas em avaliação e orientação acadêmica do Brasil apontam o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC como destaque na sua área.
Foi acrescida por:

QuímicaBiologia (Microbiologia)
Geologia (Pedologia)
Hidrologia
Legislação e Educação
Economia
No Brasil:
Curso criado pelo MEC (Portaria 1.693/94).
O Curso já existe em 11 instituições brasileiras.


Subdivisão de engenharia ambiental

Curso Interdisciplinar.
Subdivide-se em duas áreas principais de atuação:
Engenheiro Gestor Ambiental
Engenheiro de Tecnologia Ambiental

Engenheiro...
tracking img